Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36001
Tipo: Dissertação
Título: Visual vernacular: uma produção cultural surda com linguagem cinematográfica
Autor(es): Machado, Tamara Pereira da Silva
Primeiro Orientador: Peixoto, Janaína Aguiar
Resumo: Esta pesquisa qualitativa e descritiva apresenta um estudo desenvolvido no curso de mestrado do programa de pós-graduação em letras (PPGL-UFPB), que objetivou analisar os elementos estéticos literários e os elementos da linguagem cinematográfica presentes na produção cultural Visual Vernacular (VV), para fomentar uma melhor compreensão das características estilísticas que formam este artefato criado especificamente por artistas surdos, baseado na sua experiência visual de mundo. Este objetivo geral deu origem aos seguintes objetivos específicos: Compreender as características estilísticas da produção cultural (artefato) original do povo surdo denominada de Visual Vernacular; Identificar elementos da linguagem estética e cinematográfica em obras literárias reconhecidas como Visual Vernacular; E por fim, analisar o efeito estético criado pela linguagem utilizada para composição das obras literárias pertencentes ao estilo Visual Vernacular. Como suporte teórico dos elementos estéticos literários adotamos Sutton-Spence (2021), para fundamentar os elementos cinematográficos nas produções sinalizadas adotamos Castro (2012) e para reconhecer a VV como um artefato cultural originalmente criado no interior do Povo Surdo, adotamos Strobel (2008). Ancorados principalmente nesses autores as obras analisadas foram: a poesia “Não mexe com o que não te pertence”, “Slam VV de mulheres – ao vivo”, da autora surda Cristiane Esteves de Andrade, e o poema VV “Os cangaceiros X coronéis” do autor surdo Alexandre Moreira. Entre os resultados obtidos durante a análise identificamos nas três obras os seguintes elementos estéticos característicos do estilo visual vernacular: Incorporação, Antropomorfismo, Classificadores, Expressões Facial e Corporal, Repetição, Espaço, Ritmo e Velocidade. Além de, Múltiplas perspectivas, que na produção Visual Vernacular são enfatizadas e apresentadas de forma muito mais detalhadas, nas seguintes ramificações das técnicas cinematográficas: Plano Grande Geral, Plano Geral, Plano Americano, Plano Próximo e Plano Close-up. No Slam, a segunda obra analisada, além de todos esses elementos citados anteriormente, identificamos também o elemento estético denominado de Exterior/Interior. Enquanto que, na terceira obra analisada, além de todos esses elementos encontrados anteriormente nas duas obras, identificamos mais um elemento cinematográfico, denominado de 3D. Concluímos então, neste estudo que por ser uma produção autêntica de artistas surdos e com maior evidência e crescimento após a pandemia, muito ainda precisa ser estudado sobre o artefato cultural Visual Vernacular, mas com base neste estudo podemos afirmar que, quando os autores escolhem esses elementos artísticos para a composição das suas obras literárias de diferentes gêneros pertencentes ao estilo Visual Vernacular, têm a intenção de gerar vários efeitos estéticos fortemente visuais para o seu público reconhecidos como o suspense, a curiosidade, a reflexão, a tristeza, entre outros sentimentos e emoções.
Abstract: This qualitative and descriptive research presents a study developed in the master's course of the postgraduate program in literature (PPGL-UFPB), which aimed to analyze the literary aesthetic elements and the elements of cinematographic language present in Visual Vernacular (VV) cultural production, to foster a better understanding of the stylistic characteristics that form this artifact created specifically by deaf artists, based on their visual experience of the world. This general objective gave rise to the following specific objectives: Understanding the stylistic characteristics of the original cultural production (artifact) of deaf people called Visual Vernacular; Identify elements of aesthetic and cinematographic language in literary works recognized as Visual Vernacular; And finally, analyze the aesthetic effect created by the language used to compose literary works belonging to the Visual Vernacular style. As theoretical support for the literary aesthetic elements we adopted Sutton-Spence (2021), to support the cinematographic elements in signed productions we adopted Castro (2012) and to recognize VV as a cultural artifact originally created within the Deaf People, we adopted Strobel (2008). Mainly based on these authors, the works analyzed were: the poetry “Don’t mess with what doesn’t belong to you”, “Slam VV de Mulheres – ao vivo”, by deaf author Cristiane Esteves de Andrade, and the poem VV “Os cangaceiros X coronéis” by deaf author Alexandre Moreira. Among the results obtained during the analysis, we identified in the three works the following aesthetic elements characteristic of the vernacular visual style: Incorporation, Anthropomorphism, Classifiers, Facial and Body Expressions, Repetition, Space, Rhythm and Speed. In addition, Multiple perspectives, which in Visual Vernacular production are emphasized and presented in a much more detailed way, in the following branches of cinematographic techniques: Wide Shot General, Wide Shot, American Shot, Close Shot and Close-up Shot. In Slam, the second work analyzed, in addition to all these elements mentioned above, we also identified the aesthetic element called Exterior/Interior. While, in the third work analyzed, in addition to all these elements previously found in the two works, we identified another cinematographic element, called 3D. We therefore conclude, in this study that as it is an authentic production by deaf artists and with greater evidence and growth after the pandemic, much still needs to be studied about the Visual Vernacular cultural artifact, but based on this study we can say that, when the authors choose these artistic elements for the composition of his literary works of different genres belonging to the Visual Vernacular style, are intended to generate several strongly visual aesthetic effects for his audience recognized as suspense, curiosity, reflection, sadness, among other feelings and emotions.
Palavras-chave: Visual vernacular
Artistas surdos
Estilo
Elementos cinematográficos
Vernacular visual
Deaf artists
Style
Cinematic elements
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36001
Data do documento: 21-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TamaraPereiraDaSilvaMachado_Dissert.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons