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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36038
Tipo: Dissertação
Título: O estilo do western dos irmãos Coen: uma análise da dualidade selvageria versus civilização em "A Balada de Buster Scruggs" (2018)
Autor(es): Maffioletti, Ian Abé Santiago
Primeiro Orientador: Silva, Marcel Vieira Barreto
Resumo: Esta dissertação analisa a dicotomia 'Selvageria versus Civilização', reconhecida como fundamental no contexto do gênero cinematográfico de faroeste, a partir dos protagonistas do filme 'A balada de Buster Scruggs' (2018), dirigido pelos cineastas irmãos Ethan e Joel Coen. Lançado pela plataforma Netflix, a obra é uma antologia, que reúne seis narrativas de diferentes arquétipos emblemáticos que caracterizam o universo do faroeste estadunidense. As histórias, que variam desde um western musical até um estilo faroeste mais convencional, servem de base para pensar a forma narrativa e o estilo narrativo dos irmãos Coen, em relação à dualidade primordial do gênero faroeste. Essa dualidade foi mapeada a partir de reflexões de Cawelti (1999); Mattos (2004); Neale (2005) e Bordwell e Thompson (2013) e, em resumo, se refere à recorrência do gênero faroeste em estabelecer seus conflitos narrativos em termos de oposição entre uma noção de Selvageria 􀂱 que se relaciona com as ideias de indivíduo, liberdade e honra, por exemplo 􀂱 e a Civilização 􀂱 conectadas com noções de comunidade, restrição, instituições e ilusão, para citar algumas oposições que guiam a presente análise. Metodologicamente, este trabalho se alinha com a proposta de análise fílmica e de estilo concebida por David Bordwell e Kristin Thompson (2013). A essa proposta, aliamos a análise dos segmentos do filme em formato de Beat Sheet, de acordo com pressupostos técnicos estabelecidos por Snyder (2005). Como resultado, a partir das características mapeadas ao longo da análise, construiu-se um quadro com os elementos que constituem a dualidade Selvageria versus Civilização nos protagonistas da obra dos Coen.
Abstract: This dissertation analyzes the dichotomy 'Savagery versus Civilization', recognized as fundamental in the context of the Western cinematographic genre, from the perspective of the protagonists of the film 'The Ballad of Buster Scruggs' (2018), directed by filmmakers brothers Ethan and Joel Coen. Released by the Netflix platform, the work is an anthology, which brings together six narratives of different emblematic archetypes that characterize the universe of the American western. The stories, which range from a musical western to a more conventional western style, serve as a basis for thinking about the narrative form and narrative style of the Coen brothers, in relation to the primordial duality of the western genre. This duality was mapped from reflections by Cawelti (1999); Mattos (2004); Neale (2005) and Bordwell and Thompson (2013) and, in short, refers to the recurrence of the western genre in establishing its narrative conflicts in terms of opposition between a notion of Savagery 􀂱 which is related to the ideas of individual, freedom and honor , for example 􀂱 and Civilization 􀂱 connected with notions of community, restriction, institutions and illusion, to name a few oppositions that guide the present analysis. Methodologically, this work is in line with the proposed film analysis and style conceived by David Bordwell and Kristin Thompson (2013). To this proposal, we combine the analysis of the segments of the film in Beat Sheet format, according to technical assumptions established by Snyder (2005). As a result, from the characteristics mapped throughout the analysis, a framework was built with the elements that constitute the duality Savagery versus Civilization in the protagonists of the Coens' work.
Palavras-chave: Análise fílmica
Análise de estilo
Faroeste
A balada de Buster Scruggs
Film analysis
Style analysis
Western
The Ballad of Buster Scruggs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36038
Data do documento: 29-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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