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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36048
Tipo: | TCC |
Título: | Aplicação dos indicadores de mobilidade do Connected Smart Cities: o caso de João Pessoa/PB |
Autor(es): | Brilhante, Italo da Silva |
Primeiro Orientador: | Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes |
Resumo: | A necessidade de deslocamento é natural e intrínseca dos seres humanos, formando conjuntos de comunidades que realizam interações mútuas, moldando os espaços urbanos, formando as necessidades de geração de viagens e ações no sistema, resultando em uma identidade de grupo. Logo, a interação entre a população, infraestrutura de transporte e o espaço urbano, impactam no acesso das pessoas, serviços e bens em determinadas regiões das cidades. Os governantes têm buscado alternativas e ferramentas que os auxiliam na gestão da mobilidade, em que possam garantir o deslocamento de pessoas, mercadorias e serviços de forma rápida, eficiente e saudável, através do aprimoramento e conectividade das informações, por meio da tecnologia, para melhor visualizar as operações e otimizar recursos. As Cidades Inteligentes possuem como aliado principal o planejamento, levando em consideração a eficiência e interconectividade dos sistemas, através das inovações tecnológicas, o que pode favorecer à mobilidade urbana sustentável e melhorar a qualidade de vida, através da redução de tempos de deslocamentos e conectividades dos modais de transportes. Face a problemática identificada, o presente trabalho possui como objetivo aplicar os indicadores de mobilidade inteligente em João Pessoa (PB). Como metodologia utilizou-se o Índice do Connected Smart Cities (2022), com foco no eixo de mobilidade do respectivo índice, na qual possui 11 indicadores. Logo, para a capital paraibana, foi obtido um Índice de Mobilidade Inteligente de 2,15, na qual o respectivo resultado evidenciou que, de acordo com o método, a mobilidade inteligente da cidade foi classificada como ruim. Comparações foram realizadas com outras cidades da região nordeste do Brasil. Também foi identificado que a metodologia necessita de ajustes que possam categorizar os dados coletados, avaliando qualidade e disponibilidade, bem como o estabelecimento de valores de referência para os indicadores que possam classificar com maior clareza os resultados calculados. Além disso, constatou-se a ausência da implementação de indicadores que possam avaliar a eficiência do transporte público e o gerenciamento do tráfego. Apesar das oportunidades de melhorias pontuadas no método, ressalta-se que o Índice do Connected Smart Cities possui potencial para servir como ferramenta para análise do panorama das cidades brasileiras no contexto de cidades inteligentes, pois possui variabilidade de setores que permitem aos gestores o seu diagnóstico e análise. |
Abstract: | The need for mobility is natural and intrinsic to human beings, forming communities that engage in mutual interactions, shaping urban spaces, and generating travel demands and actions within the system, resulting in a group identity. Therefore, the interaction between the population, transportation infrastructure, and urban space impacts the access of people, services, and goods to specific regions of cities. Governments have been seeking alternatives and tools to assist them in managing mobility, aiming to ensure the movement of people, goods, and services in a fast, efficient, and healthy manner through the enhancement and connectivity of information using technology, allowing for better visualization of operations and optimization of resources. Smart Cities have planning as their main ally, considering the efficiency and interconnectivity of systems through technological innovations, which can favor sustainable urban mobility and improve the quality of life by reducing travel times and enhancing the connectivity of transportation modes. In view of the identified problem, the objective of this study is to apply indicators of smart mobility in João Pessoa (PB). The methodology used the Connected Smart Cities Index (2022), focusing on the mobility axis of the respective index, which comprises 11 indicators. Thus, for the capital of Paraíba, a Smart Mobility Index of 2.15 was obtained, indicating that, according to the method, the city's smart mobility was classified as poor. Comparisons were made with other cities in the Northeast region of Brazil. It was also identified that the methodology needs adjustments to categorize the collected data, evaluating quality and availability, as well as establishing reference values for the indicators to classify the calculated results more clearly. Furthermore, there is a lack of implementation of indicators that can assess the efficiency of public transportation and traffic management. Despite the opportunities for improvement noted in the method, it is emphasized that the Connected Smart Cities Index has the potential to serve as a tool for analyzing the panorama of Brazilian cities in the context of smart cities, as it encompasses various sectors that allow managers to diagnose and analyze them. |
Palavras-chave: | Mobilidade Urbana Connected Smart Cities Cidades Inteligentes |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36048 |
Data do documento: | 20-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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