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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36058
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto, Nathaly Felix de.-
dc.date.accessioned2025-09-26T16:40:42Z-
dc.date.available2025-09-26-
dc.date.available2025-09-26T16:40:42Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36058-
dc.description.abstractIn order to compare two or more structural systems, we must approach the study in the most comprehensive way possible, considering essential elements such as dimensions, demands, financial viability, logistics, completion time and all other related factors. This requires a broad perspective and systemic and impersonal thinking as a decision support tool. The study carried out, of comparative merit, must be duly grounded in current standards, in national and international certification bodies, as well as in theoretical and practical knowledge acquired in the field of civil construction. The case study carried out on a boarding bridge executed at the President Castro Pinto International Airport, initially designed in a metallic structure and later in reinforced concrete for comparative purposes, with the objective of supporting the choice of construction method, always aiming at lower costs and deadlines with in view of the best performance. For the case study, despite the disadvantages related to specialized labor and high costs of direct expenses resulting in a 40% more expensive budget, this metallic structure still proved to be more advantageous due to its short execution time. The execution time of the metallic structure represented 1/3 of the execution time of the same reinforced concrete structure. This option has become more advantageous because of its logistics that reduces waste, overcomes larger spans, is lighter and consequently more economical in the foundation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-09-26T16:40:42Z No. of bitstreams: 1 TCC-NATHALY-FELIX.pdf: 4731949 bytes, checksum: 17b70428c4705f8b1eaf0c49673d6637 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-26T16:40:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-NATHALY-FELIX.pdf: 4731949 bytes, checksum: 17b70428c4705f8b1eaf0c49673d6637 (MD5) Previous issue date: 2023-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstrutura metálicapt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectConcreto armadopt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.titleEstudo comparativo de uma ponte de embarque utilizando sistemas estruturais em concreto armado e estrutura metálica: estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Enildo Tales-
dc.description.resumoCom o objetivo de comparar dois ou mais sistemas estruturais, devemos abordar o estudo da forma mais abrangente possível, considerando elementos essenciais, como as dimensões, as demandas, a viabilidade financeira, a logística, prazo de conclusão e todos os demais fatores relacionados. Isso requer uma perspectiva ampla e um pensamento sistêmico e impessoal como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão. O estudo realizado é de mérito comparativo, deve ser devidamente fundamentada nas normas atuais, em órgãos de certificação nacionais e internacionais, bem como no conhecimento teórico e prático adquirido no campo da construção civil. O estudo de caso realizado sobre uma ponte de embarque executada no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, inicialmente projetada em estrutura metálica e posteriormente em concreto armado para fins comparativos, com o objetivo de respaldar a escolha do método construtivo, objetivando sempre menores custos e prazos tendo em vista o melhor desempenho. Para o caso de estudo, apesar das desvantagens relacionadas a mão de obra especializada e altos custos das despesas diretas resultando em um orçamento aproximadamente de 40% mais caro, a esta estrutura metálica ainda se mostrou mais vantajosa em virtude do seu curto espaço de tempo de execução. O tempo de execução da estrutura metálica representou 1/3 do tempo de execução da mesma estrutura em concreto armado. Essa opção se tornou mais vantajosa por causa de sua logística que diminui desperdícios, vence maiores vãos, são mais leves e consequentemente mais econômicas na fundação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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