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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3605
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Micheline Sheila Lima-
dc.date.accessioned2018-03-06T13:34:03Z-
dc.date.available2018-03-06-
dc.date.available2018-03-06T13:34:03Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3605-
dc.description.abstractThis study had the objective of studying five managers (teachers and technical staff) at the Municipal School Professor Antonia do Socorro Silva Machado, located at 277 Jacarandá Street, Sitio Paratibe João Pessoa - PB, about the contribution of the Class Council for the construction of Democratic management. Believing in the evaluation of the class council in the teaching-learning process as an important instrument that allows the teacher to reflect their practice, through the advances and difficulties of students learning. We seek, in the theoretical framework, to understand the organization and functioning of the Class Council in rural schools and their contribution to democratic management. From the talk of the research subjects verify the evaluative practices of the teachers and technical staff of the institution. The data were constructed through a questionnaire applied with the teachers and pedagogical team (manager and counselor) seeking to understand the functioning and direction of the Class Council; Besides having a documentary research on the legislation that regulates the studied school, aiming at the understanding of the norms of operation of the Class Council and the orientations for the evaluation practices in the pedagogical project of the school. The speeches of the research subjects reveal contradictions about the evaluation practices developed by the class council and point out the need to work within a collective perspective of decision making processes. The conclusion of the work thus highlights the importance of the Class Council, as understanding it as a space for educators to reflect the pedagogical practice in student learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-06T13:34:03Z No. of bitstreams: 1 MSLN06032017.pdf: 1059597 bytes, checksum: 873a039923b50f70c92b40b0e3a1bdfa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-06T13:34:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSLN06032017.pdf: 1059597 bytes, checksum: 873a039923b50f70c92b40b0e3a1bdfa (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectConselho de classept_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.titleGestão na escola quilombola professora Antônia do Socorro Silva Machado: a fala de seus gestores sobre o processo de avaliação e atuação do conselho de classept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Alexandre de-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objeto de estudo escutar cinco gestores (professores e equipe técnica) na Escola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machado, localizada na rua Jacarandá no 277, Sitio Paratibe João Pessoa – PB, acerca da contribuição do Conselho de Classe para construção da gestão democrática. Acreditando na avaliação do conselho de classe no processo ensino-aprendizagem como um instrumento importante que possibilita ao professor refletir sua prática, por meio dos avanços e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Procuramos, no referencial teórico, entender a organização e o funcionamento do Conselho de Classe nas escolas do campo e a sua contribuição para a gestão democrática. A partir da fala dos sujeitos da pesquisa verificar práticas avaliativas dos professores e corpo técnico da instituição. Os dados foram construídos por meio de um questionário aplicado com os professores e equipe pedagógica (gestora e orientadora) buscando entender o funcionamento e sentido do Conselho de Classe; além de contar com uma pesquisa documental sobre a legislação que regulamenta a escola estudada, visando a compreensão das normas de funcionamento do Conselho de Classe e as orientações para as práticas avaliativas no projeto pedagógico da escola. As falas dos sujeitos da pesquisa revelam contradições acerca das práticas avaliativas desenvolvidas pelo conselho de classe e apontam a necessidade de se trabalhar dentro de uma perspectiva coletiva de processos de tomada de decisão. A conclusão do trabalho ressalta, assim, a importância do Conselho de Classe, por entendê-lo como espaço para os educadores refletirem a prática pedagógica na aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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