Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, José Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-09-30T12:35:04Z-
dc.date.available2025-06-09-
dc.date.available2025-09-30T12:35:04Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36074-
dc.description.abstractThis study investigates the process of community mobilization and participation, based on the Interdisciplinary Community Action Program (PIAC) as an ongoing university extension activity that aims to integrate the Federal University of Paraíba (UFPB) and the Penha community, in João Pessoa, PB. It seeks to analyze the advances and contradictions in the construction of a productive and sustainable society, recognizing the challenges and advances in improving the community's quality of life. The analysis considers the historical and social evolution of the Penha Community and the appreciation of the active participation of residents, originally as a fishing community, now focused on tourism, with socioeconomic problems resulting from this transition, such as limited access to basic services and lack of employment opportunities. The research adopts semi-structured interviews with community leaders, students and teachers as methodological procedures. The results showed that effective communication between external agents and community members is essential for the construction of projects adapted to local realities, strengthening community protagonism and promoting sustainable development. When well structured, extension activities contribute to civic education, cultural and environmental appreciation, and improved quality of life. However, challenges such as overcoming welfare-based practices and the need for participatory methodologies still limit the effectiveness of some actions. It is worth noting that integration between universities and society enriches academic training, drives significant transformations in communities, and promotes social and environmental justice. Projects such as PIAC show that collaboration between academia and society is a tool for achieving sustainable development, inclusion, and reducing inequalities. Institutionalization and participatory planning are essential to expanding the benefits of these initiatives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-30T12:35:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseOliveiraDeAmorim_Dissert.pdf: 2059390 bytes, checksum: b46ac751304120452b2b94b6db1c035e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-30T12:35:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseOliveiraDeAmorim_Dissert.pdf: 2059390 bytes, checksum: b46ac751304120452b2b94b6db1c035e (MD5) Previous issue date: 2025-02-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectMobilização e participação comunitáriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento localpt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectCommunity mobilization and participationpt_BR
dc.subjectLocal developmentpt_BR
dc.titleMobilização e participação na extensão universitária: ações de um programa interdisciplinar na comunidade da Penhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jezine, Edineide-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294753264777570pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349773239076134pt_BR
dc.description.resumoO estudo investiga o processo de mobilização e participação comunitária, a partir do Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária (PIAC) como uma atividade contínua de extensão universitária que visa integrar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a comunidade da Penha, em João Pessoa- PB. Busca analisar os avanços e contradições na construção de uma sociedade produtiva e sustentável, reconhecendo os desafios e avanços na melhoria da qualidade de vida da comunidade. A análise considera a evolução histórica e social da Comunidade da Penha e a valorização da participação ativa dos moradores, originalmente como uma comunidade de pescadores, agora voltada para o turismo, com problemas socioeconômicos resultantes dessa transição, como acesso limitado a serviços básicos e falta de oportunidades de emprego. A pesquisa adota como procedimentos metodológicos a entrevista semiestruturada com lideranças comunitárias, estudantes e professores. Os resultados evidenciaram que a comunicação efetiva entre agentes externos e membros da comunidade é essencial para a construção de projetos adaptados às realidades locais, fortalecendo o protagonismo comunitário e promovendo o desenvolvimento sustentável. As atividades de extensão, quando bem estruturadas, contribuem para a formação cidadã, a valorização cultural e ambiental, e a melhoria da qualidade de vida. Contudo, desafios como a superação de práticas assistencialistas e a necessidade de metodologias participativas ainda limitam a efetividade de algumas ações. Destaca-se que a integração entre universidade e sociedade enriquece a formação acadêmica, impulsiona transformações significativas nas comunidades, promovendo justiça social e ambiental. Projetos como o PIAC mostram que a colaboração entre academia e sociedade é uma ferramenta para alcançar o desenvolvimento sustentável, inclusão e redução de desigualdades. A institucionalização e o planejamento participativo são essenciais para ampliar os benefícios dessas iniciativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseOliveiraDeAmorim_Dissert.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons