Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36089
Tipo: Dissertação
Título: Embaraços emancipativos entre fluxos da consciência, conflitos cognitivos e perspectivas textuais em tema e horizonte
Autor(es): Silva, Kimberlly Iohhana da
Primeiro Orientador: Costa, Fabiana Ferreira da
Primeiro Coorientador: Souto, Rinah de Araújo
Resumo: A Teoria do Efeito Estético e a Antropologia Literária, formuladas pelo crítico literário alemão Wolfgang Iser, nasceram da necessidade de mudar os constructos teóricos imanentistas e inserir o leitor numa esfera de sujeito ativo durante a realização da leitura e produção de sentido dos textos literários. Considerando isso, este trabalho parte do seguinte questionamento: narrativas ficcionais que contêm fluxo da consciência dificultam a percepção da dinamicidade da estrutura de tema e horizonte, a elaboração de sentido e amplificam a posterior emancipação do leitor? A partir disso, a leitora-pesquisadora elaborou a hipótese de que narrativas literárias que possuem intenso fluxo da consciência podem dificultar a percepção da estrutura de tema e horizonte, a construção de sentido e a emancipação do leitor, com base na sua experiência estética com os romances Amada (2018), de Toni Morrison, e Os íntimos (2010), de Inês Pedrosa. Para tanto, utilizou-se o Mapeamento da Experiência Estética (MAPEE) definido por Santos e Costa (2020) como um modo de descrever os metaprocedimentos cognitivos envolvidos no ato de leitura de um leitor real, no caso deste trabalho, da leitora-pesquisadora com os supracitados romances. Assim, para investigar a hipótese formulada, foram estabelecidos como objetivos a realização do Mapeamento da Experiência Estética da leitora-pesquisadora com cada romance e, em seguida, a comparação desses mapeamentos com foco na percepção da dinamicidade da estrutura de tema e horizonte, construção de sentido e a posterior emancipação cognitiva e afetiva da leitora-pesquisadora. Com isso, baseado no paralelo estabelecido entre os mapeamentos dos romances, pôde-se observar como as narrativas que apresentam intenso fluxo da consciência dificultam a percepção da estrutura de tema e horizonte, acarretando dificuldades em relação ao discernimento das posições assumidas pelas perspectivas textuais, à confiabilidade das informações dispostas por cada ponto de vista, à distinção dos eventos associados aos tempos cronológico e psicológico e à criação imagética das cenas descritas. Desse modo, foi possível concluir que a presença da técnica literária do fluxo da consciência pode funcionar como um objeto de conhecimento moderadamente discrepante durante o processo de apreensão textual. Considera-se, portanto, que esta pesquisa tem potencial para fornecer uma reflexão ao professor no que se refere ao ensino de leitura literária, pois narrativas que são símiles aos corpora deste trabalho podem causar efeitos semelhantes em alunos, sobremodo os que estão inseridos no Ensino Médio e têm contato com textos com as especificidades supracitadas.
Abstract: The Theory of Aesthetic Response and Literary Anthropology, formulated by the German literary critic Wolfgang Iser, emerged from the need to shift away from immanent theoretical constructs and to place the reader in an active subject position during the act of reading and meaning-making of literary texts. In light of this, the present study is guided by the following research question: do fictional narratives that employ stream of consciousness hinder the perception of the dynamic structure of theme and horizon, the construction of meaning, and amplify the reader’s subsequent emancipation? Based on this, the reader-researcher formulated the hypothesis that literary narratives with an intense use of stream of consciousness may hinder the perception of the structure of theme and horizon, the construction of meaning, and the reader's emancipation, drawing from her aesthetic experience with the novels Beloved (2018) by Toni Morrison and Os íntimos (2010) by Inês Pedrosa. To this end, the Aesthetic Experience Mapping (MAPEE), as defined by Santos and Costa (2020), was employed as a method for describing the metacognitive procedures involved in the reading act of a real reader—in this case, the reader-researcher’s experience with the aforementioned novels. Thus, in order to investigate the proposed hypothesis, the objectives established were to carry out the Aesthetic Experience Mapping of the reader-researcher for each novel and subsequently compare these mappings with a focus on the perception of the dynamic structure of theme and horizon, meaning construction, and the cognitive and affective emancipation of the reader-researcher. Based on the comparative analysis of the two mappings, it was observed that narratives characterized by an intense use of stream of consciousness hinder the perception of the structure of theme and horizon, leading to difficulties in discerning the positions assumed by textual perspectives, the reliability of the information provided by each point of view, the distinction between events related to chronological and psychological time, and the mental visualization of described scenes. It was thus concluded that the literary technique of stream of consciousness may function as a moderately discrepant knowledge object in the process of textual apprehension. Therefore, this research is considered to have the potential to offer valuable insights for educators regarding the teaching of literary reading, since narratives similar to the corpora analyzed herein may produce similar effects on students, especially those in upper secondary education who engage with texts featuring the aforementioned characteristics.
Palavras-chave: Narrativas ficcionais- Fluxo da consciência
Teoria do Efeito Estético
Concepção genética piagetiana
Emancipação cognitiva
Perspectivas textuais - Narrativa
Stream of consciousness
Theory of Aesthetic Response
Piaget’s genetic epistemology
Cognitive emancipation
Textual perspectives
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36089
Data do documento: 19-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KimberllyIohhanaDaSilva_Dissert.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons