Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Gislhaynne da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-06T13:55:04Z-
dc.date.available2018-03-06-
dc.date.available2018-03-06T13:55:04Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3608-
dc.description.abstractThe present study approaches the mathematical knowledge in the initial years of Elementary School, aiming at the elaboration of a didactic proposal involving Mathematics for application with students of a multi-seriate group of 2nd and 3rd years of the Municipal School of Primary Education Antônio José da Costa, located in Sítio Chã and Areia, in the municipality of Pilar - PB. The theoretical basis used in this work is composed by the following authors: D'Ambrosio (2011); Molina (2002); Caldart (2004); Farias, Azeredo and Rêgo (2016); Van de Walle (2009), among others. The methodology was characterized as exploratory, descriptive, and analytical research, according to the simple case study design, in which the main techniques used were: observation, field diary, and didactic sequence. The field research with 11 students from September to November 2017. We started with the application of a semistructured pre-test, composed of two parts: students profile and situations problems involving addition and subtraction questions aiming at identifying the concepts with respect to mathematics. Due to the difficulties presented in the diagnosis (pre-test) observed in the observation period, we elaborated a didactic proposal with five classes, involving the concepts of addition and subtraction, from the manipulation of Concrete Material. At the end of the intervention period, we applied the post-test, again using the questionnaire instrument (post-test). Regarding the results, we verified that throughout the classroom interventions differentiated methodological work allowed the students to understand and to realize the positional value of the figures, using operative techniques for addition and subtraction with changes and grouping, using different ways to add and remove numbers. We also verify the increase in participation, interest, attention, reflection, and search for solutions to problems, thus stimulating reading, textual and written interpretation, especially Mathematics, which, when presented well, becomes irresistible.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-06T13:55:04Z No. of bitstreams: 1 MGSS06032018.pdf: 1225116 bytes, checksum: 4261322afbe8c461e661a6b56a469c05 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-06T13:55:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGSS06032018.pdf: 1225116 bytes, checksum: 4261322afbe8c461e661a6b56a469c05 (MD5) Previous issue date: 2017-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagem-
dc.titleConhecimentos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta didática aplicada no município de Pilar - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoO presente estudo aborda os conhecimentos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a elaborar uma proposta didática envolvendo a Matemática para aplicação com estudantes de uma turma multisseriada de 2° e 3° anos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Antônio José da Costa, localizada no Sítio Chã e Areia, Município de Pilar - PB. A fundamentação teórica utilizada neste trabalho é composta pelos seguintes autores: D’Ambrosio (2011); Molina (2002); Caldart (2004); Farias, Azeredo e Rêgo (2016); Van de Walle (2009), entre outros. A metodologia caracterizou-se como sendo de pesquisa exploratória, descritiva, e analítica, segundo os desígnios do tipo estudo de caso simples, em que teve como principais técnicas utilizadas: a observação, o diário de campo, e a sequência didática. A pesquisa de campo com 11 estudantes no período de setembro a novembro de 2017. Iniciamos com a aplicação de um questionário (pré-teste) semiestruturado, composto por duas partes: perfil dos estudantes e situações problemas envolvendo questões de adição e subtração objetivando identificar os conceitos prévios com relação à matemática. Devido as dificuldades apresentadas no diagnóstico (pré-teste) constatadas no período de observação, elaboramos uma proposta didática com cinco aulas envolvendo os conceitos de adição e a subtração, a partir da manipulação de Material Concreto. Ao final do período de intervenção, aplicamos o pós-teste, utilizando novamente o instrumento questionário (pós- teste). No tocante aos resultados, constatamos que ao longo das intervenções no espaço da sala de aula o trabalho metodológico diferenciado possibilitou os estudantes a compreender e realizar o valor posicional dos algarismos, utilizando técnicas operatórias para a adição e subtração com trocas e agrupamento, empregando diferentes maneiras de adicionar e retirar números. Verificamos também, o aumento da participação, do interesse, da atenção, da reflexão, da procura por soluções para os problemas, estimulando deste modo, a leitura, interpretação textual e escrita, sobretudo, a Matemática, que quando bem apresentada, torna-se irresistível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGSS06032018.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.