Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36109
Tipo: | Tese |
Título: | O discurso racista em imagens visuais do livro didático de ciências humanas e sociais aplicadas do ensino médio da rede estadual da Paraíba |
Autor(es): | Pugliesi, Eduardo Jorges |
Primeiro Orientador: | Carlos, Erenildo João |
Resumo: | O mundo contemporâneo é marcado pela profusa presença de imagens visuais de vários tipos e de diversos gêneros no dia a dia das relações sociais que são evidenciadas através dos seus registros visuais em diferentes lugares, que carregam de um modo específico, uma determinada regularidade enunciativa que precisa ser investigada. Sendo assim, esta pesquisa objetivou investigar e analisar a presença e o uso de imagens visuais de pessoas negras em livros didáticos, articuladas à uma ordem sociocultural racista e estrutural do Brasil. Em razão disso, nossa pesquisa, situada na área da Educação e, mais precisamente, no campo dos Estudos Culturais da Educação (ECE) defendemos a tese que há um discurso racista em imagens visuais das pessoas negras nos Livros Didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio da rede estadual da Paraíba. E, a mesma possui como objeto de sua investigação o discurso racista presente em imagens visuais do LD de CHSA do EM da rede estadual da PB. A abordagem teórico-metodológica empregada foi a Análise Arqueológica do Discurso (AAD), de Michel Foucault (2015), desenvolvida em sua primeira fase de investigação. A análise do discurso racista foi feita em dois movimentos distintos, subsequentes e complementares: um horizontal, dividido em duas etapas: a indicial e a de mapeamento das imagens visuais das pessoas negras, presentes no LD fonte; em seguida, outra vertical, com as seguintes etapas: escavação do que foi mapeado, sistematização dos achados, análise enunciativa dos constituintes do discurso racista e descrição das ordens que estabelecem esse discurso, identificadas no atravessamento do uso das imagens visuais das pessoas negras no LD investigado. A análise possibilitou a identificação das seguintes séries enunciativas agrupadas em dois modos distintos, a saber: os que constituíram os enunciados reitores, a raiz desse discurso, os que guardam as regras de formação discursiva que são: de estigmatização, de inferiorização, de desumanização, de despessoalização, de animalização e de servidão; e, aqueles que compuseram as ramificações desse discurso, as séries de espalhamento, responsáveis por levarem esse discurso a vários campos de domínio, identificadas especificamente como: filosófica, de religiosidade, científico-biológica, geoambiental, político-institucional, jurídico-legal, econômico-laboral, histórico-cultural, esportiva, artístico-multicultural, educacional-libertadora e político-social que obedecem a cinco ordens discursivas específicas de acordo com aquilo que estabelecem: de aceitação, de justificação, estruturalizante, de permanência e disruptiva. Todos esses elementos são constitutivos de nosso objeto de pesquisa, cujos quais foram descritos com riqueza de detalhes na Árvore de Derivação do Discurso Racista (ADDR), bem como nos permitiu que conhecêssemos a regra de formação do discurso racista e sua materialidade imagético-visual no LD em questão. |
Abstract: | The contemporany world is marked by the profuse presence of visual images of various types and genres in the day-to-day of social relations that are evidenced though their visual records in different places, which carry in a specific way, a certain enunciative regularity that needs to be investigated. Therefore, this research aimed to investigate and analyze the presence and use of visual images of black people in textbooks, articulated to a racist and structural sociocultural order in Brazil. Because of this, our research, situated in the area of Education and, more precisely, in the field of Cultural Studies of Education (ECE), defends the thesis that there is a racist discourse in visual images of black people in the Textbooks of Humanities and Applied Social Sciences of High School of the state network of Paraíba. And, it has as its object of investigation the racist discourse present in visual images of the LD of CHSA of EM of the state network of PB. The Theoretical-methodological approach used was the Archaeological Discourse Analysis (AAD), by Michel Foucault (2015), developed in its first phase of investigation. The analysis of racist discourse was carried out in two distinct, subsequent and complementary movements: a horizontal one, divided in two stages: the indexical one and the of mapping the visual images of black people, present in the source LD; then another vertical one, with the following stages: excavation of what was mapped, systematization of the findings, enunciative analysis of the constituents of racist discourse and description of the orders that establish this discourse, identified in the crossing of the use of visual images of black people in the LD investigated. The analysis made it possible to identify the following enunciative series grouped into two distinct modes, namely: those that constituted the guiding statements, the root of this discourse, those that maintain the rules of discursive formation, which are: stigmatization, inferiorization, dehumanization, depersonalization, animalization and servitude; and, those that composed the ramifications of this discourse, the spreading series, responsible for taking this discourse to various fields of domain, specifically identified as: philosophical, religious, scientific-biological, geoenvironmental, political-institutional, legal-juridical, economic-labor, historical-cultural, sports, artistic-multicultural, educationalliberating and political-social, which obey five specific discursive orders according to what they establish: acceptance, justification, structuralizing, permanence and disruptive. All these elements are constitutive of our research object, which were described in great detail in the Racist Discourse Derivation Tree (ADDR), as well as allowing us to understand the rule of racist discourse and its visual-image materiality in the LD in question. |
Palavras-chave: | Ensino médio Discurso racista Imagem visual - Educação Livro didático Análise Arqueológica do Discurso Racist speech Visual image Textbook High school Archaeological Discourse Analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36109 |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EduardoJorgesPugliesi_Tese.pdf | 17,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons