Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36125
Tipo: Dissertação
Título: Produtos técnicos e tecnológicos do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Gadelha, Jéssica da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Patrícia Maria da
Resumo: Os Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTTs) desempenham um papel estratégico nos programas de mestrado profissional por expressarem a aplicação prática do conhecimento acadêmico na proposição de soluções inovadoras e relevantes para o mercado e a sociedade. Neste contexto, esta pesquisa analisa os PTTs desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com base nas orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Caracteriza-se como pesquisa exploratória, netnográfica e descritiva, empregando a abordagem qualitativa e análise de conteúdo categorial para tratamento de dados. Inicialmente, foi realizado um levantamento no Repositório Institucional de todos os trabalhos finais do programa, seguido de uma seleção daqueles que apresentaram algum PTT em sua composição. Posteriormente, esses produtos foram classificados segundo as 12 tipologias reconhecidas pela CAPES para a área 27 – Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo e, ao final, uma análise interpretativa dos dados. Como resultado, foram identificados 62 PTTs, com predominância das tipologias Relatório Técnico Conclusivo e Processo/Tecnologia e Produto/Material não patenteáveis, com médio teor inovativo. Conclui-se que o PPGOA tem demonstrado avanços significativos na produção técnico-tecnológica e que há oportunidades para fortalecer ainda mais a diversidade tipológica e a visibilidade dos PTTs como instrumentos de transformação institucional e social. Como contribuição prática, apresentamos um Folder que reúne orientações sobre os PTTs da área 27 e um Portfólio Digital contendo todas as produções técnicas e tecnológicas do programa.
Abstract: Technical and Technological Products (PTTs) play a strategic role in professional master's programs because they express the practical application of academic knowledge in proposing innovative and relevant solutions for the market and society. In this context, this research analyzes the PTTs developed in the Postgraduate Program in Management in Learning Organizations of the Federal University of Paraíba (UFPB) based on the guidelines of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). It is characterized as exploratory, netnographic and descriptive research, employing the qualitative approach and categorical content analysis for data treatment. Initially, a survey was carried out in the Institutional Repository of all the final works of the program, followed by a selection of those that presented some PTT in their composition. Subsequently, these products were classified according to the 12 typologies recognized by CAPES for area 27 - Public and Business Administration, Accounting Sciences and Tourism and, at the end, an interpretative analysis of the data. As a result, 62 PTTs were identified, with a predominance of the Conclusive Technical Report and Non-patentable Process/Technology and Product/Material typologies, with medium innovative content. It is concluded that the PPGOA has demonstrated significant advances in technical-technological production and that there are opportunities to further strengthen the typological diversity and visibility of PTTs as instruments of institutional and social transformation. As a practical contribution, we present a Folder that brings together guidelines on the PTTs of area 27 and a Digital Portfolio containing all the technical and technological productions of the program.
Palavras-chave: Pós-graduação profissional
Produtos técnicos
Produtos tecnológicos
CAPES
PPGOA
Technical and technological products
Professional postgraduate program
Postgraduate program in management in learning organizations
Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36125
Data do documento: 21-Mai-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JéssicaDaSilvaGadelha_Dissert.pdf55,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons