Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Francinilda da Silva-
dc.date.accessioned2018-03-06T14:36:14Z-
dc.date.available2018-03-06-
dc.date.available2018-03-06T14:36:14Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3612-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the "permanence" of students in the Education of Young and Adults (EJA), identifying their possible causes and reflecting on pedagogical strategies and on the event itself that sometimes has reasons that go beyond the school environment. It should be noted that the fundamental proposal of such a monographic study is to emphasize the guarantee of the right to education, specifically for young people and adults (EJA), a right that, over the years, has been denied them. Thus, it is assumed that the expansion of the right to education is based on public policies in this area. A bibliographic review of the historical context of the EJA in Brazil was carried out, with references to the Constitution of the Federative Republic of Brazil, as well as other constitutional documents, as well as books, articles, among others. In order to base the research, the works of Beisegel (1997), Freire (2001), Frigotto (2002) Gadotti (2000) and Vieira (2004) were used, among other authors referenced. In the end, it was tried to identify the possible causes of the "permanence" raised by the sources, to refute or not, the hypotheses raised, and, finally, to discuss on the subject, in the search for strategies that lead to the understanding about the life of these subjects , Since only the offering of the educational opportunity may not be sufficient for the stay and school success. It was verified that it is fundamental that the professionals that integrate the school recognize that the student of the EJA has a relation with the world of work and with the family, demanding adaptation of the school to this reality. According to the bibliographical research developed, institutional, socioeconomic and personal issues are the genesis of the reasons for staying in school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-06T14:36:14Z No. of bitstreams: 1 FSS06032018.pdf: 642057 bytes, checksum: d1904c4520f18672c393f2b43b301247 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-06T14:36:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FSS06032018.pdf: 642057 bytes, checksum: d1904c4520f18672c393f2b43b301247 (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleFatores que favorecem a permanência dos alunos na modalidade EJA – educação de jovens e adultos: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Ricardo de Carvalho-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi investigar os aspectos que estão relacionados á permanência do aluno da EJA na escola, identificando suas possíveis causas e refletindo sobre estratégias pedagógicas e sobre o próprio acontecimento que por vezes possui razões que vão além do ambiente escolar. Salienta-se que a proposta fundamental de tal estudo monográfico está em frisar a garantia do direito à educação, em específico, para os jovens e adultos (EJA), direito este que, ao longo dos anos, lhes foi negado. Assim, parte- se do princípio que a ampliação do direito à educação está embasada nas políticas públicas neste âmbito. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico da EJA no Brasil, tendo como referências a Constituição da República Federativa do Brasil, bem como outros documentos de caráter constitucional, além de livros, artigos, dentre outros. Para fundamentar a pesquisa foram utilizadas as obras de Beisegel (1997), Freire (2001), Frigotto (2002) Gadotti (2000), Vieira (2004), entre outros autores referenciados. Ao final, pretendeu-se identificar as possíveis causas da “permanência” levantadas pelas fontes, refutar, ou não, as hipóteses levantadas, e, por fim, discutir sobre o assunto, na busca de estratégias que levam ao entendimento acerca da vida destes sujeitos, pois apenas o oferecimento da oportunidade educacional pode não ser suficiente para a estadia e sucesso escolar. Constatou-se ser fundamental que os profissionais que integram a escola reconheçam que o estudante da EJA tem uma relação com o mundo do trabalho e com a família, exigindo adequação da escola a essa realidade. Conforme a pesquisa bibliográfica desenvolvida, as questões institucionais, socioeconômicas e pessoais estão na gênese dos motivos da permanência na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSS06032018.pdf627,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.