Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Elizângela Maciel das-
dc.date.accessioned2018-03-06T14:47:15Z-
dc.date.available2017-11-22-
dc.date.available2018-03-06T14:47:15Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3613-
dc.description.abstractThe multi-series classroom present throughtout their historical journey great challenges, linked to public policies, to social subjects that act as students, teachers, managers and others, as well as those that refer to the specificities of these subjects and the local context. We know there are a lot of challenges, which is why they should be considered also by the subjects who work in the school and at the local level. The objective of the study was recognize the pedagogical strategies used by the teachers in the multi-serial room. Therefore, we try to describe the organization and operation of the multi-serial room, recognize the difficulties found in this class by the students and teachers in the daily school. We observe that pedagogical work in multi-series classroom is a work that must be developed in group with the education secretaries, since present different specificities of the urbans schools. It was observed that the school of the field searched develops pedagogical strategies similar to urban schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-06T14:47:15Z No. of bitstreams: 1 EMN22112017.pdf: 10141307 bytes, checksum: e2861f93afbbce732ce80b2fca3ba1a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-06T14:47:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMN22112017.pdf: 10141307 bytes, checksum: e2861f93afbbce732ce80b2fca3ba1a3 (MD5) Previous issue date: 2017-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectSalas multisseriadaspt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.titleEducação do campo: estratégias pedagógicas utilizadas em sala multisseriada em escola rural no município de Conde/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Maria do Socorro Xavier-
dc.description.resumoAs salas de aula multisseriadas apresentam ao longo de seu percurso histórico grandes desafios, vinculados às políticas públicas, aos sujeitos sociais que atuam como alunos, professores, gestores e outros, bem como os que se referem às especificidades destes sujeitos e do contexto local. Sabemos que os desafios são muitos e por isso mesmo devem ser pensados também pelos sujeitos que atuam na escola e a nível local. O objetivo do estudo foi discutir acerca das estratégias pedagógicas utilizadas pelas professoras numa sala de aula multisseriada. Para tanto, descrevemos a organização e funcionamento da classe multisseriada, identificando as dificuldades encontradas nesta sala por alunos e professoras no cotidiano escolar. Observamos que o trabalho pedagógico em salas de aula multisseriada é um trabalho que tem de ser desenvolvido em conjunto com as secretarias de educação, pois apresentam especificidades diferentes das escolas urbanas. Observou-se que, a escola do campo pesquisada desenvolve estratégias pedagógicas similares às escolas urbanas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMN22112017.pdf9,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.