Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3614
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento da linguagem oral e escrita na educação infantil
Autor(es): Souza, Luciene dos Santos
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luísa Nogueira de
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender como as educadoras de uma unidade de referência, da zona sul de João Pessoa, trabalha o desenvolvimento da linguagem oral e escrita com as crianças da pré-escola. Tal estudo foi desenvolvido com base nos documentos que regem a educação infantil, bem como em artigos e dissertações que discorrem sobre o desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Infantil. A metodologia desenvolvida foi a abordagem qualitativa, de caráter predominantemente exploratória, utilizando como instrumento a observação não participante, com registro em Diário de Campo e questionário semiestruturado, visando captar dados sobre o processo pedagógico das educadoras com as crianças da pré-escola. As observações foram realizadas em três turmas da pré-escola no período de setembro de 2017, totalizando 12 observações. A interpretação dos dados foi construída a partir da análise do Diário de campo, de forma detalhada, e, em seguida, dos questionários das educadoras e da fundamentação teórica, levando em consideração as ideias dos autores. Como resultado, o estudo mostrou que o trabalho da linguagem oral e escrita na Educação infantil tem maiores resultados quando o professor utiliza de divergentes recursos lúdicos, facilitando, assim, o desenvolvimento cognitivo e social da criança.
Abstract: This study aims to understand how the educators of a reference unit, in the southern zone of João Pessoa, work on the development of oral and written language with preschool children. This study was developed based on the documents that govern the education of children, as well as articles and dissertations that discuss the development of oral and written language in Early Childhood Education. The methodology developed was the qualitative approach, of a predominantly exploratory nature, using non-participant observation as a tool, with registration in Diário de Campo and semi-structured questionnaire, aiming to capture data about the pedagogical process of educators with pre-school children. The observations were made in three classes of the preschool in the period of September 2017, totaling 12 observations. The interpretation of the data was constructed from the analysis of the Field Diary, in detail, and then from the educators' questionnaires and the theoretical basis, taking into account the ideas of the authors. As a result, the study showed that the work of oral and written language in children's education has greater results when the teacher uses divergent playful resources, thus facilitating the child's cognitive and social development.
Palavras-chave: Educação infantil
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem oral e escrita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3614
Data do documento: 17-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSS06022018.pdf467,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.