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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36166
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Pedro Henrique Barreto-
dc.date.accessioned2025-10-08T16:30:24Z-
dc.date.available2025-10-08-
dc.date.available2025-10-08T16:30:24Z-
dc.date.issued2025-10-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36166-
dc.description.abstractThis study presents a comparative analysis between the industrial High Pressure Direct Injection (HPDI) technique and the low-cost methodologies developed at the Federal University of Paraíba (UFPB) for converting diesel engines to dual fuel operation. This is a comparative study, based on a bibliographic review, that investigates the technical and economic viability of these approaches as alternatives to reduce operational costs and the environmental impact of the national fleet. The main objective is to compare the conversion processes, focusing on the differences, advantages, and disadvantages of each technology. The methodology employs an analytical-comparative review of case studies, detailing the HPDI system and the evolution of fumigation adaptations at UFPB, from manual control in mechanical engines to the development of customized electronic controllers. The results show that while HPDI technology ensures high efficiency across the entire operating range, the UFPB approaches demonstrate their greatest benefit in medium to high power regimes, achieving diesel substitution rates of up to 97% and cost savings of up to 53%. It is concluded that the dual fuel conversion is a strategic alternative whose viability is linked to the engine's usage profile, establishing itself as an effective solution for applications that operate predominantly under high and constant load, such as generator sets and road transport vehicles.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-10-08T16:30:24Z No. of bitstreams: 1 TCC - Pedro Henrique Barreto Soares.pdf: 847398 bytes, checksum: 020ef0d33385636d9e66ebe5fdbeac61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-08T16:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Pedro Henrique Barreto Soares.pdf: 847398 bytes, checksum: 020ef0d33385636d9e66ebe5fdbeac61 (MD5) Previous issue date: 2025-10-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectmotor dieselpt_BR
dc.subjecteficiência energéticapt_BR
dc.subjectgás naturalpt_BR
dc.subjectadaptação de motorespt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre a adaptação industrial e as metodologias de conversão dual fuel desenvolvidas na UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mishina, Koje Daniel Vasconcelos-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise comparativa entre a técnica industrial de Injeção Direta de Alta Pressão (HPDI) e as metodologias de baixo custo desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a conversão de motores diesel para operação dual fuel. Trata-se de um estudo comparativo, baseado em revisão bibliográfica, que investiga a viabilidade técnica e econômica dessas abordagens como alternativas para reduzir custos operacionais e o impacto ambiental da frota nacional. O objetivo principal é comparar os processos de conversão, focando nas diferenças, vantagens e desvantagens de cada tecnologia. A metodologia emprega uma revisão analítico-comparativa de estudos de caso, detalhando o sistema HPDI e a evolução das adaptações por fumigação na UFPB, desde o controle manual em motores mecânicos até o desenvolvimento de controladores eletrônicos customizados. Os resultados demonstram que, enquanto a tecnologia HPDI assegura alta eficiência em toda a faixa de operação, as abordagens da UFPB mostram seu maior benefício em regimes de média a alta potência, atingindo taxas de substituição de diesel de até 97% e uma economia de custos de até 53%. Conclui-se que a conversão para o modo dual fuel é uma alternativa estratégica cuja viabilidade está ligada ao perfil de uso do motor, consolidando-se como uma solução eficaz para aplicações que operam predominantemente em alta carga e de forma constante, como grupos geradores e veículos de transporte rodoviário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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