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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Soares, Pedro Henrique Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T16:30:24Z | - |
dc.date.available | 2025-10-08 | - |
dc.date.available | 2025-10-08T16:30:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36166 | - |
dc.description.abstract | This study presents a comparative analysis between the industrial High Pressure Direct Injection (HPDI) technique and the low-cost methodologies developed at the Federal University of Paraíba (UFPB) for converting diesel engines to dual fuel operation. This is a comparative study, based on a bibliographic review, that investigates the technical and economic viability of these approaches as alternatives to reduce operational costs and the environmental impact of the national fleet. The main objective is to compare the conversion processes, focusing on the differences, advantages, and disadvantages of each technology. The methodology employs an analytical-comparative review of case studies, detailing the HPDI system and the evolution of fumigation adaptations at UFPB, from manual control in mechanical engines to the development of customized electronic controllers. The results show that while HPDI technology ensures high efficiency across the entire operating range, the UFPB approaches demonstrate their greatest benefit in medium to high power regimes, achieving diesel substitution rates of up to 97% and cost savings of up to 53%. It is concluded that the dual fuel conversion is a strategic alternative whose viability is linked to the engine's usage profile, establishing itself as an effective solution for applications that operate predominantly under high and constant load, such as generator sets and road transport vehicles. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-10-08T16:30:24Z No. of bitstreams: 1 TCC - Pedro Henrique Barreto Soares.pdf: 847398 bytes, checksum: 020ef0d33385636d9e66ebe5fdbeac61 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-08T16:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Pedro Henrique Barreto Soares.pdf: 847398 bytes, checksum: 020ef0d33385636d9e66ebe5fdbeac61 (MD5) Previous issue date: 2025-10-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | motor diesel | pt_BR |
dc.subject | eficiência energética | pt_BR |
dc.subject | gás natural | pt_BR |
dc.subject | adaptação de motores | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre a adaptação industrial e as metodologias de conversão dual fuel desenvolvidas na UFPB | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mishina, Koje Daniel Vasconcelos | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre a técnica industrial de Injeção Direta de Alta Pressão (HPDI) e as metodologias de baixo custo desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a conversão de motores diesel para operação dual fuel. Trata-se de um estudo comparativo, baseado em revisão bibliográfica, que investiga a viabilidade técnica e econômica dessas abordagens como alternativas para reduzir custos operacionais e o impacto ambiental da frota nacional. O objetivo principal é comparar os processos de conversão, focando nas diferenças, vantagens e desvantagens de cada tecnologia. A metodologia emprega uma revisão analítico-comparativa de estudos de caso, detalhando o sistema HPDI e a evolução das adaptações por fumigação na UFPB, desde o controle manual em motores mecânicos até o desenvolvimento de controladores eletrônicos customizados. Os resultados demonstram que, enquanto a tecnologia HPDI assegura alta eficiência em toda a faixa de operação, as abordagens da UFPB mostram seu maior benefício em regimes de média a alta potência, atingindo taxas de substituição de diesel de até 97% e uma economia de custos de até 53%. Conclui-se que a conversão para o modo dual fuel é uma alternativa estratégica cuja viabilidade está ligada ao perfil de uso do motor, consolidando-se como uma solução eficaz para aplicações que operam predominantemente em alta carga e de forma constante, como grupos geradores e veículos de transporte rodoviário. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Produção Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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