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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36183
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os Produtos Técnicos Tecnológicos e sua aplicação e perspectiva de aprimoramento no programa de políticas públicas, gestão e avaliação da educação superior |
Autor(es): | Lima, Maria Gorete Lopes de |
Primeiro Orientador: | Castro Neto, Mariano |
Resumo: | Este estudo investiga os Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTT) desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da Universidade Federal da Paraíba, entre 2019 e 2024. O tema central aborda o impacto dos PTTs na formação profissional e na inovação em políticas públicas educacionais, considerando sua conformidade com as normativas da CAPES e sua aplicabilidade prática. O objetivo da pesquisa foi analisar os PTTs quanto à sua relevância acadêmica e impacto social, identificando desafios enfrentados no processo de desenvolvimento e propondo estratégias para aprimoramento. A metodologia adotada foi qualitativa, com análise documental das dissertações e a realização de um grupo focal com docentes do programa. A análise documental permitiu avaliar a conformidade dos PTTs em relação às normativas da CAPES e mapear suas principais características, enquanto o grupo focal trouxe percepções sobre desafios institucionais, limitações na implementação dos PTTs e sugestões para aprimoramento do processo de produção desses produtos. Os resultados indicaram que os PTTs têm impacto relevante na comunidade acadêmica, destacando-se como ferramentas estratégicas para inovação na gestão educacional. No entanto, o grupo focal revelou dificuldades na regulamentação e no suporte institucional, além da necessidade de maior alinhamento entre a produção dos PTTs e as demandas das instituições de ensino e do mercado. A pesquisa conclui que, apesar dos avanços, há oportunidades para aprimoramento dos PTTs, especialmente no alinhamento às diretrizes da CAPES e na ampliação de sua replicabilidade e acessibilidade. As recomendações incluem estratégias para fortalecer a integração entre teoria e prática, promover maior apoio institucional e incentivo à inovação tecnológica na gestão educacional e no desenvolvimento socioeconômico regional. |
Abstract: | This study investigates the Technical and Technological Products (TTPs) developed within the Graduate Program in Public Policies, Management, and Evaluation of Higher Education (PPGAES) at the Federal University of Paraíba, between 2019 and 2024. The central theme addresses the impact of TTPs on professional development and innovation in educational public policies, considering their compliance with CAPES regulations and their practical applicability. The research aimed to analyze the TTPs in terms of their academic relevance and social impact, identifying challenges faced in the development process and proposing strategies for improvement. The adopted methodology qualitative, involving documentary analysis of the dissertations and conducting a focus group with faculty members of the program. The documentary analysis allowed for an evaluation of the TTPs' compliance with CAPES regulations and mapping of their main characteristics, while the focus group provided insights into institutional challenges, limitations in the implementation of TTPs, and suggestions for improving the production process of these products. The results indicated that TTPs have a significant impact on the academic community, standing out as strategic tools for innovation in educational management. However, the focus group revealed difficulties with regulation and institutional support, as well as the need for greater alignment between TTP production and the demands of educational institutions and the labor market. The research concludes that, despite progress, there are opportunities to enhance the TTPs, particularly in aligning them with CAPES guidelines and increasing their replicability and accessibility. Recommendations include strategies to strengthen the integration between theory and practice, promote greater institutional support, and encourage technological innovation in educational management and regional socioeconomic development. |
Palavras-chave: | Mestrado profissional - UFPB Produtos técnicos e tecnológicos Formação profissional - PPGAES Políticas públicas educacionais Inovação Technical and technological products Professional master's degree |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36183 |
Data do documento: | 28-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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