Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36191
Tipo: | TCC |
Título: | O novo ensino médio: O que sobrou para biologia ? |
Autor(es): | Silva, Elias Pereira da |
Primeiro Orientador: | Albino, Ângela Cristina Alves |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar, a partir das vozes docentes, a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e suas implicações para o componente curricular Biologia, com ênfase nas reivindicações relacionadas ao tempo pedagógico. Nesse sentido, buscamos resposta para a seguinte pergunta: o que sobra para Biologia com a implementação do NEM? O NEM foi uma proposta de alteração no modelo de Ensino Médio que foi pensado no ano de 2017, durante um processo de efervescência política no Brasil. Sua implementação se deu de forma rápida e abrupta, em que a comunidade escolar não foi ouvida dentro de uma perspectiva organizada e sistematizada de pensar e planejar o currículo escolar. Analisar o NEM, a partir dos discursos docentes, permite que possamos evidenciar a voz a uma classe profissional. O estudo em tela é uma pesquisa de cunho qualitativo, usando as técnicas de grupo focal e estudo de caso, com inspiração metodológica da Análise Crítica de Discurso de Norman Fairclough para analisar os discursos docentes. Realizamos uma entrevista com roteiro semiestruturado para coletar os discursos das docentes e dialogamos com a produção teórica já produzida sobre o NEM e a disciplina de Biologia. Os discursos docentes trazem reinvindicações que vão contra a política neoliberal proposta pelo NEM, em que surge de maneira hegemônica reinvindicações relacionadas à redução na carga horária de aulas da disciplina de Biologia. O estudo ressalta a urgência em rever a implementação do NEM, propondo a criação de um modelo de ensino que busque o diálogo com os profissionais da educação. Que as vozes dos docentes não sejam silenciadas e nem a disciplina de Biologia seja marginalizada em sua organização temporal e curricular, na perspectiva de pensar a qualidade da formação de estudantes críticos e, não apenas, mão de obra barata para o mercado de trabalho. |
Abstract: | This study aims to analyze, based on teachers voices, the implementation of the New Secondary Education (NEM) and its implications for the Biology curriculum component, with an emphasis on claims related to pedagogical time. In this sense, we seek an answer to the following question: what is left for Biology with the implementation of NEM? The NEM was a proposal to change the high school model that was conceived in 2017, during a period of political effervescence in Brazil. Its implementation was rapid and abrupt, and the school community was not heard within an organized and systematic perspective of thinking about and planning the school curriculum. Analyzing the NEM based on teachers' discourses allows us to highlight the voice of a professional class. The study in question is a qualitative research using focus group and case study techniques, with methodological inspiration from Norman Fairclough's Critical Discourse Analysis to analyze teachers' discourses. We conducted a semi-structured interview to collect teachers' discourses and dialogued with the theoretical production already produced on the NEM and the discipline of Biology. Teachers' discourses bring claims that go against the neoliberal policy proposed by the NEM, in which claims related to the reduction in the number of hours of Biology classes emerge in a hegemonic manner. The study highlights the urgency of reviewing the implementation of the NEM, proposing the creation of a teaching model that seeks dialogue with education professionals. May the voices of teachers not be silenced nor may the discipline of Biology be marginalized in its temporal and curricular organization, with a view to thinking about the quality of training critical students and not just cheap labor for the job market. |
Palavras-chave: | Biologia NEM Implementação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36191 |
Data do documento: | 10-Set-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EPS09102025 - MB329.pdf | 746,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons