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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36200
Tipo: Dissertação
Título: Gestão socioambiental no Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB: análise sob a ótica da agenda ambiental na administração pública (A3P)
Autor(es): Pereira, Valdeniza Delmondes
Primeiro Orientador: Sousa, Rosilene Paiva Marinho de
Primeiro Coorientador: Gutierres, Henrique Elias Pessoa
Resumo: As discussões sobre o tema da sustentabilidade nas últimas décadas contribuíram para significativas mudanças nos conceitos referentes à gestão socioambiental nas instituições. No Brasil, o governo vem estimulando as instituições públicas a adotarem ferramentas que auxiliem na gestão socioambiental, e com este objetivo, o Ministério do Meio Ambiente criou a Agenda Ambiental na Administração Pública, denominada A3P. A A3P é um programa de gestão socioambietntal que tem por objetivo estimular a eficiência na atividade pública e promoção da preservação ambiental, sendo destinado a todos os órgãos públicos. Assim, a pesquisa tem por objetivo geral analisar as atividades operacionais no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, com base nos eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Como metodologia, foi adotada a pesquisa documental e bibliográfica. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem quanti-qualitativa, buscando compreender o posicionamento dos servidores do CEAR em relação às questões socioambientais relativas ao Centro. Utilizou-se a análise estatística descritiva, com foco na moda, que representa o maior número de respostas em cada grupo de perguntas. A partir da análise dos indicadores pesquisados, percebeu-se que existem desafios importantes em algumas áreas no Centro em relação à gestão socioambiental. No entanto, o Centro avançou no uso de fontes alternativas de energia renovável e sanou alguns problemas estruturais em relação à acessibilidade com a construção de sua nova sede administrativa, possibilitando maior inclusão à comunidade acadêmica.
Abstract: Discussions on sustainability in recent decades have led to significant changes in concepts related to socio-environmental management within institutions. In Brazil, the government has encouraged public institutions to adopt tools that support socio-environmental management. To this end, the Ministry of the Environment established the Environmental Agenda in Public Administration (A3P), a socio-environmental management program designed to enhance efficiency in public activities and promote environmental preservation across all public agencies. This study aims to analyze the operational activities of the Alternative and Renewable Energy Center (CEAR) at UFPB based on the thematic axes of the A3P. The research adopts a documentary and bibliographic approach and follows an exploratory-descriptive methodology with a quantitative-qualitative perspective. The study seeks to understand CEAR employees' perceptions regarding socio-environmental issues related to the Center. Descriptive statistical analysis was applied, emphasizing trends identified as the most frequent responses within each question group. The results indicate significant challenges in certain areas of socio-environmental management at the Center. However, progress has been made in utilizing alternative renewable energy sources, and structural accessibility issues have been addressed with the construction of a new administrative headquarters, fostering greater inclusion within the academic community.
Palavras-chave: Agenda ambiental na administração pública (A3P)
UFPB
Gestão socioambiental
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Environmental Agenda in Public Administration (A3P)
Socio-environmental management
Sustainable development
Sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36200
Data do documento: 25-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

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