Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36201
Tipo: | Dissertação |
Título: | Diversidade sexual e de gênero na Escola Municipal de Ensino Fundamental Salvino João Pereira, Juripiranga-PB, por uma escola sem preconceito (2015-2023) |
Autor(es): | Leite, José Rivaldo Machado |
Primeiro Orientador: | Borges, Claudia Cristina do Lago |
Resumo: | A respectiva pesquisa tem o escopo de analisar práticas pedagógicas adotadas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Salvino João Pereira, localizada em Juripiranga, cidade interiorana do Estado da Paraíba, alusivas ao combate do preconceito contra questão de gênero e sexualidade. Estes problemas serão abordados a partir dos estudos de Michel Foucault, Stuart Hall e Zygmunt Bauman, por aumentar o foco para além dos eventos parecidos consolidados, poder contar histórias sob outras perspectivas, histórias que há muito são narradas, mas acabam silenciadas pelas histórias únicas, universais e irreversíveis. Priorizar procedimentos pedagógicos educacionais voltados contra práticas preconceituosas veiculada naquela instituição de ensino. Motivo dessa preocupação, verificamos existir entre os profissionais da respectiva escola o silêncio tácito e/ou atitudes preconceituosas naquele ambiente, sem levar em consideração os danos causados ao aprendizado e a vida de crianças, jovens e adolescentes. O método eleito para tanto foi o qualitativo etnográfico sob a abordagem da observação, por caracterizar-se com descrições detalhadas de ações, eventos, pessoas, interações e comportamentos observáveis no ambiente escolar. Também, por incorporar o que os participantes dizem, suas experiências, atitudes, crenças, pensamentos e reflexões, tal como são vividas e expressadas por eles, suscitando, portanto, uma série de questões éticas decorrentes da interação do pesquisador com os sujeitos pesquisados. Para tanto, daremos prioridade a diversificadas fontes com destaque para análise de documentos oficiais, a Constituição Federal Brasileira de 1988, Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Interno da Escola – (RIE) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quando observaremos se existem lacunas entre o que está prescrito e o que ocorre de fato naquele ambiente de convivência e aprendizagem múltiplas. |
Abstract: | The respective research has the scope of analyzing pedagogical practices adopted by the Municipal Elementary School Salvino João Pereira, located in Juripiranga, in the state of Paraíba, which alludes to the fight against prejudice against gender and sexuality. These issues will be carried from the studies of Michel Foucault, Stuart Hall and Zygmunt Bauman, by increasing the focus beyond similar consolidated events, being able to tell stories from other perspectives, stories that have long been narrated, but end up silenced by single stories, universal and irreversible. Prioritizing pedagogical procedures aimed at prejudice practices conveyed in that educational institution. Due to this concern, we found that there is tacit silence and/or prejudiced attitudes in that environment among the professionals of the respective school, without taking into account the damage caused to the learning and lives of children, young people and adolescents. The method chosen for this purpose was qualitative ethnography under the observation approach, as it is characterized by detailed descriptions of actions, events, people, interactions and behaviors observable in the school environment. It also incorporating what the participants say, their experiences, attitudes, beliefs, thoughts and reflections, as they lived and express it, raising, therefore, a series of ethical issues from the interaction of the researcher with the researched subjects. To this end, we will priority to diverse sources with emphasis on the analysis of official documents, the Brazilian Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Education Basis (LDB), National Curriculum Parameters (PCNs), the Common National Curriculum Basis (BNCC), the Pedagogical Political Project (PPP), the Internal Regulations of the School – (RIE) and the Statute of Children and Adolescents (ECA), which will be used to observe if there are gaps between what is prescribed and what actually occurs in that environment of multiple coexistence and learning. |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas Diversidade de gênero - Contexto escolar Gênero e sexualidade - Combate do preconceito Diversity Gender Prejudice Sexuality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36201 |
Data do documento: | 10-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséRivaldoMachadoLeite_Dissert.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons