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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36208
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSobreira, Pedro Jorge Martins Bichara-
dc.date.accessioned2025-10-09T19:28:08Z-
dc.date.available2025-02-05-
dc.date.available2025-10-09T19:28:08Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36208-
dc.description.abstractFossil fuels-based vehicles represent the largest percentage of the world’s active fleet, therefore despite all of the issues gasoline is linked to, it is directly involved in people’s daily lives. There is effort made by the companies to reduce the cost of producing and distributing gasoline to maximize profit, and the use of illegal techniques is not uncommon. One example is the adulteration of that fuel with ethanol, which can lead to damage to the engine’s components when the machines are not properly equipped to handle ethanol. There is a need for an easy, fast and effective way to detect this solvent in gasoline-ethanol blends; the present paper aims to present a method based on infrared imaging (IR) processing, principal component analysis (PCA) and machine learning (ML) algorithms to classify images of operating engines in regards to the content of ethanol that was introduced as fuel blended with gasoline. The study concluded that Artificial Neural Networks (ANR), Support Vector Machines (SVM), K-Nearest Neighbors (KNN) and Decision Tree (DT) algorithms are capable of classifying the images with accuracies of, respectively, 94,6%, 90,8%, 94,7% and 97,2%.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-10-09T19:28:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroJorgeMartinsBicharaSobreira_Dissert.pdf: 2909796 bytes, checksum: 31ee82fa8b67968697b5236ee838d1f3 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCombustíveis líquidospt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectClassificação de imagenspt_BR
dc.subjectImagens infravermelhas - Análise de componentespt_BR
dc.subjectInfrared Imagespt_BR
dc.subjectInternal Combustion Enginept_BR
dc.subjectMachine Learningpt_BR
dc.subjectImage Classificationpt_BR
dc.subjectPrincipal Component Analysispt_BR
dc.titleDetecção de adulteração de gasolina por etanol por meio da análise de imagens infravermelhas por algoritmos de aprendizado de máquinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Filho, Abel Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801399035139894pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546340262647025pt_BR
dc.description.resumoVeículos que utilizam combustíveis fósseis representam o maior percentual da frota ativa no mundo, por isso apesar de todos os malefícios atrelados ao uso da gasolina, essa ainda está diretamente envolvida no dia-a-dia das pessoas. Há um esforço por parte de empresas para reduzir o custo de produzir e distribuir gasolina no intuito de maximizar o lucro e, com esse fim, o uso de técnicas ilegais não é incomum. Um exemplo é a adulteração desse combustível com etanol, que pode causar danos aos componentes do motor quando essas máquinas não estão equipadas para lidar com o etanol. Há a necessidade de um método fácil, rápido e efetivo de detectar esse solvente em misturas de gasolina e etanol; o presente trabalho tem como objetivo apresentar um método baseado em processamento de imagens infravermelhas (IR), Análise de Componentes Principais (PCA), e algoritmos de aprendizado de máquina (ML) que possa classificar imagens de motores em operação no que diz respeito ao conteúdo de etanol que foi introduzido na gasolina utilizada como combustível. O estudo concluiu que Redes neurais artificiais (ANR), Support Vector Machine (SVM), K-Nearest Neighbors (KNN) e Árvore de Decisão (DT) são capazes de classificar as imagens com acurácias de respectivamente 94,6%, 90,8%, 94,7% e 97,2%.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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