Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Marilene de Freitas-
dc.date.accessioned2018-03-06T23:29:05Z-
dc.date.available2017-04-06-
dc.date.available2018-03-06T23:29:05Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3620-
dc.description.abstractThis present research work had as objective to present a didactic proposal based on the History of Mathematics for the teaching and learning of multiplication and division operations, of a 6th grade elementary school's class. The research was conducted at a public school in the city of Mamanguape - PB. The work has a referenced part based on authors who contributed with their studies to analyze and deepen the research. Among these authors we can cite Lorensatti (2012), Toledo and Toledo (1997), Mendes (2001), official documents such as SAEB (2008) and PCN (1997/1998). The research classify itself in relation to its objectives as an exploratory research. In relation to the research data, a case study was realiced, through the diagnostic evaluation, which was noticed the main difficulties faced by the students in the multiplication and division operations, having this research result as a basis for the formulation of activities that would bring The History of Mathematics in the exercises proposed by us. The diagnostic evaluation was consisted of eight questions, which involved situations, problems, understanding and solving, and personal questions that served to a better observation in the moment of the intervention and that through some results were able to prepare a proposal aimed at solving or improving the Teaching the operations discussed of division and multiplication. Through the research we have perspectives to contribute with future scientific studies on multiplication and division operations which, despite the support of theoretical synthesis and analysis of the results, we can plan a better adaptation and planning of how these operations should be implemented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-06T23:29:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MFP06042017.pdf: 1571111 bytes, checksum: 7265a0acef85d70873a95a76515aca71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-06T23:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MFP06042017.pdf: 1571111 bytes, checksum: 7265a0acef85d70873a95a76515aca71 (MD5) Previous issue date: 2016-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectMultiplicação - Matemáticapt_BR
dc.subjectDivisão - Matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics - Multiplication and Divisionpt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.titleDificuldades nas operações de multiplicação e divisão: uma proposta de atividade baseada na história da matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Graciana Ferreira-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta didática baseada na História da Matemática para o ensino e aprendizagem das operações de multiplicação e divisão, de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada numa escola de rede pública da Cidade de Mamanguape – PB. O trabalho conta com uma parte referenciada embasada em autores que contribuíram com seus estudos para análise e aprofundamento da pesquisa. Dentre esses autores podemos citar Lorensatti (2012), Toledo e Toledo (1997), Mendes (2001), os documentos oficiais como o SAEB (2008) e os PCN (1997/1998). A pesquisa se classifica em relação a seus objetivos como uma pesquisa exploratória. Em relação aos dados da pesquisa, realizouse um estudo de caso da qual, através da avaliação diagnóstica, percebemos as principais dificuldades sentidas pelos alunos nas operações de multiplicação e divisão tendo esse resultado da pesquisa como uma base para formulação de atividades que, trouxessem a História da Matemática nos exercícios por nós proposto. A avaliação diagnóstica foi composta por oito questões, as quais envolviam situações problemas, continhas de arme e efetue e perguntas pessoais que serviram para melhor observação no momento da intervenção e que através de alguns resultados foi capaz de preparar uma proposta voltada para sanar ou melhorar o ensino das operações discutidas divisão e multiplicação. Através da pesquisa temos perspectivas de contribuir com estudos científicos futuros sobre as operações de multiplicação e divisão que, apesar do apoio da síntese teórica e das análises dos resultados, podemos planejar uma melhor adaptação e planejamento de como essas operações devem ser implantadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFP06042017.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons