Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36222
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação profissional para promoção da saúde bucal por agentes comunitários de saúde |
Autor(es): | Aladim, Arthur César Gomes |
Primeiro Orientador: | Sousa Muñoz, Rilva Lopes de |
Resumo: | Introdução: Os agentes comunitários de saúde (ACS) têm o potencial de trabalhar em colaboração com os profissionais de odontologia da Estratégia Saúde da Família (ESF), estabelecendo uma parceria para educação em saúde bucal. Objetivo: O objetivo desta dissertação é compreender as necessidades de educação e desenvolvimento de competências pelos Agentes Comunitários de Saúde vinculados à Unidade de Saúde da Família Felipe Camarão I (Natal/RN) para práticas de promoção da saúde bucal. Métodos: Para alcançar este objetivo, buscou-se identificar as necessidades de educação em saúde bucal percebidas pelos ACS, assim como seus conhecimentos sobre o tema. Na primeira fase da pesquisa, de natureza bibliográfica, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, que resultou na elaboração de capítulo de livro digital, enquanto na segunda fase, executou-se estudo empírico de abordagem qualitativa, envolvendo 17 ACS das seis equipes da referida unidade de ESF, em entrevistas coletivas, com análise temática de conteúdo das falas. Resultados: A análise temática revelou categorias que podem orientar a construção de estratégias de educação popular em saúde bucal na comunidade. As principais categorias identificadas foram: Conteúdos (temas em saúde bucal e metodologias), conhecimentos (saberes, práticas, aprendizado e motivações) e cenário (usuários e serviço). Os temas mais frequentes foram “cárie” e “higienização dos dentes”, o que era esperado dada a relevância desses assuntos na saúde bucal. Emergiu também a preocupação com recursos escassos para a higienização oral, indicando a necessidade de soluções acessíveis para a comunidade. Demonstrou-se uma compreensão crítico-reflexiva sobre as práticas, reconhecendo a interrelação entre saúde bucal e saúde sistêmica, e a consciência de que a cárie é uma doença socialmente determinada e evitável. Entretanto, eles ainda não fazem orientações sobre saúde bucal durante visitas domiciliares, em parte porque se sentem pouco capacitados para essa abordagem. A maioria dos ACS citou as atividades de educação em saúde nas escolas do bairro como principal forma de aprendizado. A motivação dos ACS para participar de atividades de educação profissional em saúde bucal foi claramente registrada. O cenário foi caracterizado por uma alta demanda reprimida e uma oferta limitada de serviços odontológicos, sendo identificada a questão da fila para obter fichas de atendimento odontológico como um desafio. No capítulo de livro, foram abordados os tópicos: ACS e ação intersetorial; o ACS e os princípios da atenção primária à saúde; perfil profissional do ACS; Saúde bucal e o ACS; e ACS ganhando espaço no seu campo de trabalho. Conclusões: No estudo de campo com grupos focais, os ACS levantaram questões que refletem uma construção crítico-reflexiva sobre as práticas de saúde, visando à transformação das realidades vivenciadas. A motivação dos ACS para participar em atividades de educação em saúde bucal é um recurso valioso que deve ser aproveitado para fortalecer a função desses profissionais e melhorar a saúde bucal da comunidade. Por meio da elaboração do capítulo, foi possível destacar o ACS como um elemento importante na interprofissionalidade da ESF e como mediador entre a comunidade e a equipe de saúde, além de sua função educativa como fatores críticos para o sucesso dessa abordagem. |
Abstract: | Introduction: Community Health Agents (ACS) have the potential to collaborate with dentistry professionals from the Family Health Strategy (ESF), establishing a partnership for popular education in oral health. Objective: The aim of this dissertation is to understand the education needs and competency development among Community Health Agents linked to the Family Health Unit Felipe Camarão I (Natal/RN) for oral health promotion practices. Methods: To achieve this objective, we sought to identify the perceived professional education needs in oral health by ACS, as well as their knowledge on the subject. In the first phase of the research, of a bibliographical nature, a narrative literature review was conducted, resulting in the development of a digital book chapter, while in the second phase, an empirical study with a qualitative approach was carried out, involving 17 ACS from the six teams of the mentioned ESF unit, in groups interviews, with thematic content analysis of their speeches. Results: Thematic analysis revealed categories that can guide the construction of popular education strategies in oral health in the community. The main identified categories were: Contents (oral health topics and methodologies), knowledge (know-how, practices, learning, and motivations), and setting (users and service). The most frequent topics were "cavity" and "tooth hygiene," which was expected given the relevance of these subjects in oral health. Concern about scarce resources for oral hygiene also emerged, indicating the need for accessible solutions for the community. A critical-reflexive understanding of practices was demonstrated, recognizing the interrelation between oral health and systemic health, and the awareness that cavities are socially determined and preventable diseases. However, they still omit guidance on oral health during home visits, in part because they feel inadequately trained for this approach. Most ACS mentioned health education activities in neighborhood schools as the main form of learning. The motivation of ACS to participate in professional education activities in oral health was clearly recorded. The setting was characterized by high unmet demand and limited dental service provision, with the community's culture regarding queuing for dental appointment cards identified as a challenge. In the book chapter, the following topics were addressed: ACS and intersectoral action; ACS and the principles of primary health care; professional profile of ACS; Oral health and ACS; and ACS gaining ground in their field of work. Conclusions: In the field study with focus groups, ACS raised issues reflecting a critical-reflexive construction of health practices, aiming at transforming experienced realities. ACS motivation to participate in oral health education activities is a valuable resource that should be leveraged to strengthen the role of these professionals and improve community oral health. Through the elaboration of the chapter, it was possible to highlight ACS as an important element in the interprofessionality of ESF and as a mediator between the community and the health team, in addition to their educational function as critical factors for the success of this approach. |
Palavras-chave: | Odontologia - Educação em saúde bucal Sáude bucal - Educação permanente Agente comunitário de saúde Education Oral health Community health workers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Medicina |
Programa: | Mestrado Profissional Saúde da Família en Rede Nacional (PROFSAÚDE) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36222 |
Data do documento: | 25-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Mestrado Profissional em Saúde da Família |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArthurCésarGomesAladim_Dissert.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons