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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36238| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Percursos e perspectivas de jovens egressos da política pública de acolhimento institucional em João Pessoa/PB: caminhos e tropeços para o acesso à universidade |
| Autor(es): | Miranda, Michelly Matias |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Michele Guerreiro |
| Primeiro Coorientador: | Miranda, Maria da Conceição Gomes de |
| Resumo: | Esta pesquisa versa sobre os percursos e perspectivas de jovens egressos do acolhimento institucional em João Pessoa/PB em relação ao acesso ao ensino superior. A análise é conduzida sob as lentes teóricas dos Estudos Pós-Coloniais, na perspectiva da educação como direito humano e como ferramenta de efetivação de direitos, bem como, dos estudos sobre a medida protetiva de acolhimento institucional. Voltamos o nosso olhar para aqueles que foram acolhidos em João Pessoa/PB, os quais, em sua maioria, chegam às instituições com históricos de lares fragilizados, dificuldades escolares e enfrentando violações de direitos. Durante o período de acolhimento, o Estado garante acesso à documentação, saúde, educação, acompanhamento psicossocial, contudo, após o desligamento do serviço, esse mesmo Estado se isenta da responsabilidade e da continuidade de suporte. Assim, nosso objetivo geral foi compreender os percursos e desafios enfrentados pelos egressos do acolhimento institucional no acesso ao ensino superior. De maneira mais específica, objetivamos caracterizar o perfil socioeconômico dos egressos das casas de acolhimento; analisar a percepção dos egressos a respeito das suas trajetórias escolares e, por fim, analisar a percepção sobre seus enfrentamentos para acessar o ensino superior. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória. Na pesquisa documental, foram analisadas medidas protetivas de acolhimento arquivadas na 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa/PB. Já na pesquisa de campo, adotamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e o diário de campo. Para o tratamento dos dados, adotamos a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016; Vala, 1990), mais especificamente a análise temática. Os resultados revelaram marcadores sociais como "raça", classe, gênero e mostram como o histórico de reinstitucionalização, memórias escolares, vivência de rua, entre outros, contrastam com as suas formas de resistência. Ainda assim, a presença desses jovens na universidade permanece quase nula, revelando a urgência de políticas públicas de acompanhamento pós-acolhimento que promovam, de fato, o direito à educação. |
| Abstract: | This research deals with the trajectories and perspectives of young people who have left institutional care in João Pessoa/PB, focusing on their access to higher education. The analysis is grounded in Postcolonial Studies, considering education as a human right and a tool for the realization of rights, as well as in studies on the protective measure of institutional care. Our attention is directed toward those who were sheltered in João Pessoa/PB-most of whom arrive at these institutions with histories of fragile family environments, academic difficulties, and rights violations. During the care period, the State ensures access to documentation, healthcare, education, and psychosocial support; however, once they leave the service, the same State withdraws its responsibility and ongoing support. Thus, the general objective of this study was to understand the pathways and challenges faced by care leavers in accessing higher education. More specifically, we aimed to characterize the socioeconomic profile of these individuals; analyze their perceptions of their educational trajectories; and examine their views on the barriers to accessing higher education. To this end, a qualitative and exploratory approach was adopted. In the documentary research, protective care measures filed in the 1st Juvenile Court of João Pessoa/PB were analyzed. In the field research, data collection tools included semi-structured interviews and field notes. For data analysis, we used Content Analysis (Bardin, 2016; Vala, 1990), specifically thematic analysis. The results revealed social markers such as race, class, and gender, and showed how histories of reinstitutionalization, school memories, street experiences, among others, contrast with their forms of resistance. Still, the presence of these young people in higher education remains nearly nonexistent, highlighting the urgency of post-care public policies that effectively promote the right to education. |
| Palavras-chave: | Egressos de acolhimento institucional Direito à educação Acesso ao ensino superior Colonialidade Institutional care leavers Right to education Access to higher education Coloniality |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Cidadania e Direitos Humanos |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36238 |
| Data do documento: | 28-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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