Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36249
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mulheres trompetistas : estudo multicaso acerca da preparação para performance de três trompetistas brasileiras |
Autor(es): | Alves, Theresa D'ávila Feitosa |
Primeiro Orientador: | Benck Filho, Ayrton Müzel |
Primeiro Coorientador: | Ribeiro, Fábio Henrique Gomes |
Resumo: | Esta pesquisa concentrou-se em descrever como acontece a preparação da performance de três trompetistas brasileiras ativas em orquestra sinfônica. Os objetivos específicos consistiram na realização de um questionário acerca do perfil demográfico das trompetistas brasileiras, coleta dos dados com as três trompetistas selecionadas, descrição da preparação para a performance de cada caso. Para isso, utilizamos o método quanti-qualitativo (Minayo; Sanches, 1993) e elementos de natureza descritiva e exploratória características do “estudo multicaso". A coleta quantitativa dos dados dessa pesquisa foi o questionário, no qual as perguntas foram pensadas a partir da escala proposta por Rensis Likert. As entrevistas seguiram um padrão de perguntas semi-estruturadas (Gil, 1999). Focamos na síntese do conceito de prática individual apresentada por Jorgensen (1995) e aspectos das habilidades físicas (técnico-instrumentais), artísticas (interpretativos) e psicológicas das teorias de Vincent Cichowicz. Os resultados das entrevistas foram organizados por meio de tabelas, divididas com base nos nomes das trompetistas. Enquanto, a organização e análise de dados tiveram duas etapas: amostragem gráfica dos dados a partir dos enunciados que sintetizam uma ideia comum às trompetistas e descrição dos casos envolvidos na pesquisa. Mediante uma análise cuidadosa das entrevistas realizadas e da revisão bibliográfica, o estudo identifica lacunas importantes no conhecimento existente sobre a performance de trompetistas no contexto de orquestra sinfônica no Brasil. Além disso, ao explorar temas como a ansiedade na performance e as diferenças de gênero na preparação técnica e psicológica, a dissertação contribuiu para desmistificar estereótipos e promover um entendimento mais profundo das necessidades específicas das trompetistas brasileiras. |
Abstract: | This research focused on describing how the performance preparation of three Brazilian trumpet players active in symphony orchestras takes place. The specific objectives consisted of carrying out a questionnaire about the demographic profile of Brazilian trumpet players, collecting data with the three selected trumpet players, and describing the preparation for the performance in each case. For this, we will use the quantitative-qualitative method (Minayo; Sanches, 1993) and elements of a descriptive and exploratory nature characteristic of the “multicase study”. The quantitative collection of data for this research was the questionnaire, in which the questions were designed based on the scale proposed by Rensis Likert. The interviews followed a pattern of semi-structured questions (Gil, 1999). We focused on the synthesis of the concept of individual practice presented by Jorgensen (1995) and aspects of physical (technical-instrumental), artistic (interpretive) and psychological skills of Vincent Cichowicz’s theories. The results of the interviews were organized through tables, divided based on they called. Two stages: graphic sampling of data based on statements that summarize an idea common to trumpet players and description of the cases involved in the research. Through a careful analysis of the interviews carried out and the literature review, the study identifies important gaps in the existing knowledge about performance of trumpet players in the context of symphony orchestras in Brazil. Furthermore, by exploring topics such as performance anxiety and gender differences in technical and psychological preparation, the dissertation contributed to demystifying stereotypes and promoting a deeper understanding of the specific needs of Brazilian trumpet players. |
Palavras-chave: | Trompete Preparação para performance Estratégias de estudo Trompetistas brasileiras Preparation for performance Study strategies Brazilian trumpeters Trumpet |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36249 |
Data do documento: | 31-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TheresaDavilaFeitosaAlves_Dissert.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons