Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36253
Tipo: Tese
Título: Avaliação da aprendizagem no contexto da formação inicial de professores de Ciências Biológicas : concepções docentes e discentes
Autor(es): Lacerda, Divaniella de Oliveira
Primeiro Orientador: Abílio, Francisco José Pegado
Resumo: No campo da avaliação da aprendizagem, a perspectiva tradicional ainda pode ser bastante encontrada nos espaços educativos, o que pode ser considerado um desafio, uma vez que no entendimento tradicional a avaliação é voltada para a verificação do desempenho do aluno em relação aos objetivos pretendidos. Considerando que a formação inicial é o principal espaço de construção de conhecimentos docentes, o presente trabalho defende a tese de que a concepção dos professores formadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas acerca da avaliação da aprendizagem reforça a visão tradicional deste processo e não atende às necessidades atuais da educação. Partindo da premissa de que toda prática é embasada por uma concepção, esta pesquisa tem o objetivo de Desvelar as concepções dos formadores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPB e dos discentes concluintes acerca da avaliação da aprendizagem e suas relações com a avaliação tradicional e as necessidades da educação básica. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, na qual utilizou-se o método Fenomenológico descritivo. A coleta de dados se deu pela entrevista semiestruturada com os docentes formadores; análise dos planos de curso desses docentes e questionário aplicado aos discentes pré – concluintes e concluintes do curso. Os dados foram analisados a partir da análise fenomenológica de Colaizzi. Os principais resultados apontam que 55% dos professores entrevistados apresentam uma concepção tradicional sobre a avaliação da aprendizagem, assim como é refletido nos planos de curso das disciplinas desses professores. De igual forma, os alunos analisam que a prática desses professores formadores apresenta um viés tradicional, o que difere dos resultados da análise das concepções dos alunos pré-concluintes e concluintes, acerca dos quais, destacou-se a predominância de concepções avaliativas com elementos formativos. Para eles, uma boa prática avaliativa deve promover a diversidade de instrumentos respeitando os estilos de aprendizagem. Portanto, a partir dos dados coletados, pode-se considerar que o referido curso ainda apresenta concepções avaliativas que reforçam o viés tradicional desse processo e não se aproximam das necessidades da educação básica. No contexto da formação inicial de professores, a avaliação da aprendizagem deve oportunizar ao futuro professor a reflexão sobre esse processo e experiências diversificadas para serem utilizadas na prática futura. Nesse sentido, o campo das Ciências Biológicas se configura como uma área que pode favorecer a superação dos modelos tradicionais avaliativos, tendo em vista seu caráter teórico e prático.
Abstract: In the field of learning assessment, the traditional perspective can still be found quite often in educational spaces, which can be considered a challenge, since in the traditional understanding, assessment is focused on verifying student performance in relation to the intended objectives. Considering that initial training is the main space for the construction of teaching knowledge, this paper defends the thesis that the conception of the teacher trainers of the Bachelor's Degree in Biological Sciences regarding learning assessment reinforces the traditional view of this process and does not meet the current needs of education. Starting from the premise that every practice is based on a conception of the instructors of the Bachelor's Degree in Biological Sciences at UFPB and of the graduating students about the assessment of learning and its relations with the traditional assessment and the needs of basic education. The approach of this research is qualitative, in which the descriptive phenomenological method was used. Data collection was carried out through semi-structured interviews with the instructors, analysis of the course plans of these instructors and a questionnaire applied to the students who were pre-graduating and graduating from the course. The data were analyzed based on Colaizzi's phenomenological analysis. The main results indicate that 55% of the teachers interviewed have a traditional conception about the assessment of learning, as reflected in the course plans of the disciplines of these teachers. Likewise, students analyze that the practice of these teacher trainers presents a traditional bias, which differs from the results of the analysis of the conceptions of pre-graduate and graduating students, about which the predominance of evaluative conceptions with formative elements stood out. For them, good assessment practices should promote a diversity of instruments that respect learning styles. Therefore, based on the data collected, it can be considered that the aforementioned course still presents assessment concepts that reinforce the traditional bias of this process and do not meet the needs of basic education. In the context of initial teacher training, learning assessment should provide future teachers with the opportunity to reflect on this process and gain diverse experiences to be used in future practice. In this sense, the field of Biological Sciences is configured as an area that can favor the overcoming of traditional assessment models, given its theoretical and practical nature.
RESUMEN En el ámbito de la evaluación del aprendizaje, la perspectiva tradicional aún se puede encontrar con bastante frecuencia en los espacios educativos, lo que puede considerarse un desafío, ya que en la comprensión tradicional, la evaluación se centra en verificar el desempeño de los estudiantes en relación con los objetivos previstos. Considerando que la formación inicial es el principal espacio de construcción del conocimiento docente, este trabajo defiende la tesis de que la concepción de los docentes en formación de la Licenciatura en Ciencias Biológicas respecto a la evaluación de los aprendizajes refuerza la visión tradicional de este proceso y no atiende a las necesidades actuales de la educación. Partiendo de la premisa de que toda práctica se basa en una concepción de los docentes que forman la Licenciatura en Ciencias Biológicas respecto a la evaluación de los aprendizajes refuerza la visión tradicional de este proceso y no responde a las necesidades actuales de la educación. Considerando que toda práctica se basa en una concepción, esta investigación tiene como objetivo revelar las concepciones de los formadores de la Licenciatura en Ciencias Biológicas de la UFPB y de los estudiantes egresados sobre la evaluación del aprendizaje y sus relaciones con la evaluación tradicional y las necesidades de la educación básica. El enfoque de esta investigación es cualitativo, en el que se utilizó el método descriptivo Fenomenológico. La recolección de datos se realizó mediante entrevistas semiestructuradas a los docentes formadores, análisis de los planes de curso de estos docentes y un cuestionario aplicado a los estudiantes que estaban próximos a finalizar y culminar el curso. Los datos fueron analizados utilizando el análisis fenomenológico de Colaizzi. Los principales resultados indican que el 55% del profesorado entrevistado tiene una concepción tradicional de la evaluación del aprendizaje, tal y como se refleja en los planes de estudio de las asignaturas de estos docentes. Asimismo, los estudiantes analizan que la práctica de estos formadores de docentes presenta un sesgo tradicional, lo cual difiere de los resultados del análisis de las concepciones de los estudiantes de pregrado y egreso, sobre los cuales se destacó el predominio de concepciones evaluativas con elementos formativos. Para ellos, una buena práctica de evaluación debe promover la diversidad de instrumentos respetando los estilos de aprendizaje. Por tanto, con base en los datos recolectados, se puede considerar que el citado curso aún presenta concepciones evaluativas que refuerzan el sesgo tradicional de este proceso y no se acercan a las necesidades de la educación básica. En el contexto de la formación inicial docente, la evaluación del aprendizaje debe brindar a los futuros docentes la oportunidad de reflexionar sobre este proceso y experiencias diversificadas para utilizarlas en la práctica futura. En este sentido, el campo de las Ciencias Biológicas se configura como un área que puede favorecer la superación de los modelos tradicionales de evaluación, dado su carácter teórico y práctico.
Palavras-chave: Licenciatura - Ciências Biológicas
Ensino - Biologia - Avaliação formativa
Ensino - Biologia - Avaliação tradicional
Identidade docente
Fenomenologia
Degrees
Teaching identity
Formative assessment
Traditional assessment
Fhenomenology
Licenciaturas
Identidad docente
Evaluación formativa
Evaluación tradicional
Fenomenología
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36253
Data do documento: 28-Mar-2025
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DivaniellaDeOliveiraLacerda_Tese.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons