Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, João Leno do-
dc.date.accessioned2018-03-07T00:08:36Z-
dc.date.available2016-07-13-
dc.date.available2018-03-07T00:08:36Z-
dc.date.issued2016-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3625-
dc.description.abstractThe objective of this work is to propose a didactic sequence to work the statistical content of mean, mode and median using Excel Software as a teaching tool in the classroom. The research is qualitative, and in accordance with their objectives, characterizes a case study. We count on the participation of three high school teachers who teach mathematics discipline in public school education. For the study, we chose to analyze the knowledge of only one of the teachers. We collect the data using as a tool, initial interview teachers, and later worked didactic sequence with problem situations involving topics relevant to society and a research questionnaire. The analysis of the questionnaire to the teacher showed that the proposed use of Excel software for troubleshooting situations become more satisfied with the participation of students during class. He says that students can use this software to assist in the visualization and manipulation of data presented in problem situations. Performing calculations in a simpler way and keeping attention on the interpretation of the problem. For this, the teacher should try to know the applications of Excel so you can steer and work the statistical content meaningful to students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-07T00:08:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLN13072016.pdf: 2367464 bytes, checksum: d83ca62bddfcf2c626bd516dae3ba445 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-07T00:08:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLN13072016.pdf: 2367464 bytes, checksum: d83ca62bddfcf2c626bd516dae3ba445 (MD5) Previous issue date: 2016-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSoftware Excelpt_BR
dc.subjectSituações problemapt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectExcel Softwarept_BR
dc.subjectProblem Situationspt_BR
dc.subjectStatisticpt_BR
dc.titleA utilização do Excel para o ensino de estatística no Ensino Médio: um estudo de caso no município de Mamanguapept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática para trabalhar o conteúdo estatístico de média, moda e mediana utilizando o Software Excel como ferramenta didática em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, e de acordo com seus objetivos, caracteriza-se como um estudo de caso. Contamos com a participação de três professores do Ensino Médio que lecionam a disciplina de Matemática em uma escola pública estadual de ensino. Para a realização do estudo optamos por analisar os conhecimentos de apenas um dos professores. Nós coletamos os dados utilizando-se como instrumento, uma entrevista inicial aos professores, sendo posteriormente trabalhada a sequência didática com situações problemas envolvendo tópicos relevantes a sociedade e de um questionário de investigação. A análise do questionário ao professor mostrou que a proposta da utilização do Software Excel para resolução de situações problemas tornará mais satisfatória a participação dos alunos durante as aulas. Ele afirma que os alunos poderão utilizar esse Software para ajudar na visualização e manipulação dos dados apresentados nas situações problemas. Realizando os cálculos de maneira mais simples e mantendo a atenção na interpretação do problema. Para isto, o professor deverá procurar conhecer as aplicações do Excel para que possa orientar e trabalhar os conteúdos estatísticos com significado aos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLN13072016.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons