Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36269
Tipo: Tese
Título: Vozes do silêncio na epistemologia da Ciência da Informação brasileira: uma análise teórico-conceitual sob o prisma da Teoria Decolonial
Autor(es): Alves, Ermeson Nathan Pereira
Primeiro Orientador: Souza, Edivanio Duarte de
Primeiro Coorientador: Bufrem, Leilah Santiago
Resumo: Os fundamentos teóricos e epistemológicos são essenciais para a constituição, a consolidação e a compreensão de uma área do conhecimento. Porém, é importante que estes tenham como base um conjunto de elementos que materializem as condições geográficas, políticas, econômicas, sociais e culturais de onde emergem. Com efeito, este estudo objetiva analisar as epistemologias adotadas pela Ciência da Informação brasileira, fornecedoras de bases estruturais e reflexivas para a formação do seu corpus epistêmico, a partir do prisma da Teoria Decolonial. Os objetivos específicos são: a) identificar as epistemologias na Ciência da Informação brasileira, a partir dos/as autores/as seminais no campo por meio dos planos de ensino de disciplinas de Fundamentos e/ou Epistemologia em Ciência da Informação dos programas de pós-graduação, nos cursos de doutorado do Brasil; b) verificar a construção colonial do saber, a partir da perspectiva teórico-prática e conceitual, na Ciência da Informação brasileira; c) caracterizar, a partir das concepções (dimensões), as produções de conhecimento na Ciência da Informação brasileira; d) identificar, a partir da Teoria Decolonial, as possibilidades outras de categorização, teorização e conceitos para os estudos da área; e e) Propor um modelo epistemológico afro-indígena na Ciência da Informação brasileira. O universo da pesquisa foi composto por 16 Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Para compor a amostra da pesquisa, foram selecionados 13 desses programas. No entanto, devido a dificuldades no acesso às bibliografias das disciplinas de Fundamentos e/ou Epistemologia em Ciência da Informação em alguns programas de doutorado, a análise final incluiu apenas 11 programas. Em seu percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa classificada, quanto à natureza do objeto, como básica, com vista aos estudos teóricos no campo; no que se refere aos objetivos, se delimita, inicialmente, como pesquisa explicativa, no que se refere à interpretação dos fenômenos eclodidos a partir da conjuntura teórica; quanto à forma de abordagem, se constitui como qualitativa e quantitativa; no que concerne aos procedimentos de coleta de dados, trata-se de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental, operacionalizadas, respectivamente, via levantamento bibliográfico e levantamento documental. Os dados foram coletados junto aos planos de disciplinas que tratam sobre fundamentos teóricos e epistemológicos nos cursos de doutorado em Ciência da Informação brasileiros. As análises dos resultados indicam que a Ciência da Informação brasileira está profundamente enraizada em práticas epistemológicas associadas ao capitalismo, ao colonialismo e ao patriarcado, perpetuando linhas de opressões e de subalternização em relação a saberes não eurocêntricos. Nesse contexto, considera-se o necroepistemicídio para descrever a violência epistemológica presente na área, ampliando a noção de morte epistêmica com o intuito de incluir a morte dos corpos no contexto do projeto necropolítico do Estado. Considera-se, ainda, o Corazonar e o Sentipensar como práticas epistemológicas alternativas e horizontais para a Ciência da Informação, concebidas como abordagens decoloniais que propõem novos loci de análise, em contraposição às epistemologias verticais. Por fim, destaca-se a relevância de elementos visuais, como imagens e vídeos, integrados à tese, que proporcionam uma nova forma de representação do conhecimento, transcendendo a dimensão da escrita e reconfigurando o conhecimento vertical por meio de práticas alternativas de leitura.
Abstract: Theoretical and epistemological foundations are essential for the establishment, consolidation, and understanding of a field of knowledge. However, it is crucial that these foundations be based on elements that reflect the geographical, political, economic, social, and cultural conditions from which they emerge. This study aims to analyze the epistemologies adopted by Brazilian Information Science, which provide structural and reflective bases for the formation of its epistemic corpus, from the perspective of Decolonial Theory. The specific objectives are: (a) to identify epistemologies in Brazilian Information Science based on seminal authors in the field through the syllabi of courses on Foundations and/or Epistemology in Information Science from doctoral programs in Brazil; (b) to examine the colonial construction of knowledge from theoretical-practical and conceptual perspectives in Brazilian Information Science; (c) to characterize, based on conceptions (dimensions), the knowledge production in Brazilian Information Science; (d) to identify, through Decolonial Theory, alternative possibilities for categorization, theorization, and concepts for studies in the field; and (e) to propose an Afro-Indigenous epistemological model in Brazilian Information Science. The research universe consisted of 16 graduate programs in Information Science evaluated and recognized by the Ministry of Education. Thirteen programs were selected for the study sample; however, due to difficulties in accessing the bibliographies of courses on Foundations and/or Epistemology in some doctoral programs, the final analysis included only 11 programs. Methodologically, this research is classified as basic in nature, aimed at theoretical studies within the field. Regarding its objectives, it is initially defined as explanatory research focused on interpreting phenomena arising from the theoretical context. Concerning the approach, it combines qualitative and quantitative methods. In terms of data collection procedures, it involves bibliographic and documentary research, operationalized through bibliographic and documentary surveys, respectively. The data were collected from the syllabi of courses addressing theoretical and epistemological foundations in Brazilian doctoral programs in Information Science. The analysis of the results indicates that Brazilian Information Science is deeply rooted in epistemological practices associated with capitalism, colonialism, and patriarchy, perpetuating systems of oppression and subordination of non-Eurocentric knowledge. In this context, the concept of necroepistemicide is employed to describe the epistemological violence present in the field, extending the notion of epistemic death to include the death of bodies within the context of the state's necropolitical project. Additionally, the concepts of Corazonar and Sentipensar are considered as alternative and horizontal epistemological practices for Information Science, conceived as decolonial approaches that propose new loci of analysis in opposition to vertical epistemologies. Lastly, the integration of visual elements, such as images and videos, is highlighted as a significant component of the dissertation. These elements provide new forms of knowledge representation, transcending the written dimension and reconfiguring vertical knowledge through alternative reading practices.
Palavras-chave: Ciência da Informação no Brasil
Epistemologia da Ciência da Informação
Teoria da Decolonialidade
Necroepistemicídio
Infromation Science in Brazil
Epistemology of Brazilian Information Science
Decoloniality (theory)
Necroepistemicide
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36269
Data do documento: 30-Set-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ErmesonNathanPereiraAlves_Tese.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons