Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueirêdo, Ismênya Silva de-
dc.date.accessioned2018-03-07T00:15:32Z-
dc.date.available2016-07-13-
dc.date.available2018-03-07T00:15:32Z-
dc.date.issued2016-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3626-
dc.description.abstractThis research aimed to develop, manage and evaluate a proposal for a short course involving the cross-cutting theme "work and consumption" through comics. The theoretical framework the work of Vergueiro (2005), Ramos (2009), Cirne (2000), Barbosa (2004) and the National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1998), among others, as a way to get foundation on the topic discussed. The research was a qualitative approach and using as an instrument the questionnaire. The research subjects were eight participants of the short course "Developing cross-cutting theme" work and consumption " through comics ", offered in IV Written Seminary in Mathematics Education – SELEM, in Natal / RN, held in may 2016. The research results indicate that the subject is still little worked in the classroom, during math class, often for lack of educational material that would addresses this methodology. Besides that, the lived experience was satisfactory and assisted the teachers and future teachers of different levels of education in the search of knowledge on the theme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-07T00:15:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ISF13072016.pdf: 2146161 bytes, checksum: 2555c0d33abd329bf8f23f793b01e0ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-07T00:15:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ISF13072016.pdf: 2146161 bytes, checksum: 2555c0d33abd329bf8f23f793b01e0ed (MD5) Previous issue date: 2016-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectTrabalho e Consumopt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectTransversalitypt_BR
dc.subjectWork and consumptionpt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.titleDesenvolvendo o tema transversal “trabalho e consumo” por meio de histórias em quadrinhos: uma experiência na formação de professores de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral elaborar, ministrar e avaliar uma proposta de minicurso envolvendo o tema transversal “trabalho e consumo” por meio de histórias em quadrinhos. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Vergueiro (2005), Ramos (2009), Cirne (2000), Barbosa (2004) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), dentre outros, como forma de obter embasamento sobre o tema abordado. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou como instrumento o questionário. Os sujeitos da pesquisa foram oito participantes do minicurso “Desenvolvendo o tema transversal “trabalho e consumo” por meio de histórias em quadrinhos”, ofertado no IV Seminário de Escritas em Educação Matemática – SELEM, em Natal/RN, realizado em maio de 2016. Os resultados da pesquisa apontaram que o tema ainda é pouco trabalhado em sala de aula, durante as aulas de matemática, muitas vezes por falta de material didático que aborde essa metodologia. Além disso, a experiência vivenciada foi considerada satisfatória e auxiliou os professores ou futuros professores dos diferentes níveis de ensino na busca de conhecimentos sobre o tema proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISF13072016.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons