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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36278| Tipo: | Tese |
| Título: | Vigilância do desenvolvimento na caderneta da criança : efeito de uma intervenção com enfermeiros |
| Autor(es): | Dias, Tayanne Kiev Carvalho |
| Primeiro Orientador: | Reichert, Altamira Pereira da Silva |
| Primeiro Coorientador: | Cantante, Ana Paula da Silva e Rocha |
| Resumo: | Introdução: a caderneta da criança, considerada passaporte de cidadania, é um roteiro para a continuidade da atenção à saúde da criança, direcionada à prática da Vigilância do Desenvolvimento Infantil, sendo crucial na prevenção da morbimortalidade, por permitir, através dos seus registros, a identificação precoce de agravos. Objetivo: analisar o efeito de uma intervenção educativa acerca dos registros das ações de Vigilância do Desenvolvimento na Caderneta da Criança com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família à luz da Teoria de Ausubel. Percurso Metodológico: estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, com abordagem quanti-qualitativa, sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, realizado entre junho e outubro de 2022, com 45 enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família do Distrito Sanitário III do munícipio de João Pessoa – Paraíba. Para avaliar antes e após a atividade educativa, foi utilizado um instrumento previamente construído e validado, e grupo focal, submetido à técnica de análise temática. Na análise estatística, foi realizada análise descritiva, bem como calculado o teste de qui-quadrado considerando um nível de significância de um valor de p≤5%. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o nº 97362718.1.0000.5188. Resultados: o instrumento para avaliação do conhecimento e prática acerca das ações de registro de vigilância do desenvolvimento na caderneta da criança, evidenciou aumento no percentual de acertos dos enfermeiros, após capacitação. Ademais, ocorreu impacto positivo após a intervenção educativa na aquisição de novos conhecimentos e de práticas durante a consulta de puericultura dos enfermeiros, além de gerar transformações no processo de trabalho dos enfermeiros, valorizando a caderneta da criança ao se responsabilizarem em utilizá-la durante à vigilância do desenvolvimento infantil. Conclusões: a intervenção educativa pode trazer melhorias significativas no conhecimento e na prática dos enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde para a vigilância do crescimento e desenvolvimento de crianças na consulta de puericultura. Acredita-se que a implementação de capacitações que fortalecem o uso da caderneta deve ser uma prioridade nas práticas de saúde, visando não apenas melhorar a qualidade do atendimento, mas também fortalecer o vínculo entre os profissionais de saúde e as famílias, promovendo um cuidado mais integral e eficaz para as crianças, contribuindo para seu pleno desenvolvimento. |
| Abstract: | Introduction: the child’s handbook, considered a passport of citizenship, is a roadmap for the continuity of child health care, aimed at the practice of Child Development Surveillance, and is crucial in the prevention of morbidity and mortality, as its records allow for the early identification of diseases. Objective: to analyze the effect of an educational intervention on the recording of Developmental Surveillance Actions in the Child’s Handbook with nurses from the Family Health Strategy in light of Ausubel's Theory. Methodological Pathway: quasi-experimental study, typified as before-and-after, with a quanti-qualitative approach, from the perspective of Ausubel’s Theory of Significant Learning, conducted between June and October 2022, with 45 nurses working in the Family Health Strategy of Health District III in the town of João Pessoa – Paraíba. A previously constructed and validated instrument was used to evaluate before and after the educational activity, in addition to a focus group, which was subjected to the thematic analysis technique. In the statistical analysis, a descriptive analysis was carried out, where the chi-squared test was calculated considering a significance level of p≤5%. The research project was approved by the Ethics Committee under nº 97362718.1.0000.5188. Results: the instrument used to evaluate knowledge and practice regarding actions to record developmental surveillance in the child’s handbook showed an increase in the percentage of correct answers given by nurses after training. Furthermore, there was a positive impact after the educational intervention on the acquisition of new knowledge and practices during the nurses’ childcare consultations, in addition to generating transformations in the nurses’ work process, valuing the child’s handbook by making them responsible for using it during child development surveillance. Conclusions: the educational intervention could bring about significant improvements in the knowledge and practice of nurses working in Primary Health Care in terms of monitoring the growth and development of children during childcare visits. It is believed that the implementation of training to strengthen the use of the handbook should be a priority in health practices, aiming not only to improve the quality of care, but also to strengthen the bond between health professionals and families, promoting more comprehensive and effective care for children, contributing to their full development. RESUMEN Introducción: la libreta del niño, considerada un pasaporte de ciudadanía, es un guion para la continuidad de la atención a la salud del niño, orientada a la práctica de la Vigilancia del Desarrollo Infantil, y es crucial en la prevención de la morbimortalidad, ya que sus registros permiten la identificación precoz de enfermedades. Objetivo: analizar el efecto de una intervención educativa sobre los registros de las acciones de Vigilancia del Desarrollo en la Libreta del Niño con enfermeros de la Estrategia de Salud Familiar a la luz de la Teoría de Ausubel. Trayectoria Metodológica: estudio cuasi-experimental, del tipo antes y después, con enfoque cuanti-cualitativo, desde la perspectiva de la Teoría del Aprendizaje Significativo de Ausubel, conducido entre junio y octubre de 2022, con 45 enfermeros que trabajan en la Estrategia de Salud Familiar del Distrito de Salud III del ayuntamiento de João Pessoa – Paraíba. Se utilizó un instrumento previamente construido y validado para evaluar antes y después de la actividad educativa, además de un grupo de discusión, que se sometió a la técnica de análisis temático. En el análisis estadístico, se realizó un análisis descriptivo y se calculó la prueba de chi-cuadrado considerando un nivel de significación de p≤5%. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética con el nº 97362718.1.0000.5188. Resultados: el instrumento para evaluar el conocimiento y la práctica sobre las acciones para registrar la vigilancia del desarrollo en la libreta del niño mostró un aumento en el porcentaje de respuestas correctas por parte de los enfermeros después de la formación. Asimismo, hubo un impacto positivo después de la intervención educativa en la adquisición de nuevos conocimientos y prácticas durante las consultas de puericultura de los enfermeros, así como en la generación de cambios en el proceso de trabajo de los enfermeros, valorando la libreta del niño al responsabilizarlos de su uso durante la vigilancia del desarrollo infantil. Conclusiones: la intervención educativa puede traer mejoras significativas en el conocimiento y en la práctica de los enfermeros que trabajan en la Atención Primaria de Salud para la vigilancia del crecimiento y del desarrollo de los niños durante las consultas de puericultura. Se cree que la implementación de formaciones para fortalecer el uso de la libreta debe ser una prioridad en las prácticas de salud, con el objetivo no solo de mejorar la calidad de la atención, sino también de fortalecer el vínculo entre los profesionales de la salud y las familias, promoviendo una atención más integral y eficaz para los niños, contribuyendo a su pleno desarrollo. |
| Palavras-chave: | Saúde da criança Atenção Primária à Saúde Caderneta da criança - Registros de ações Enfermagem - Educação permanente Child Health Primary Health Care Personal Health Records Nursing Continuing Education Salud Infantil Atención Primaria de Salud Registros de Salud Personal Enfermería Educación Continua |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Enfermagem |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36278 |
| Data do documento: | 30-Set-2024 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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