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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36279
Tipo: Dissertação
Título: A sequência didática de leitura e suas implicações nas habilidades leitoras
Autor(es): Pereira, Josiane Barbosa
Primeiro Orientador: Faria, Evangelina Brito de
Resumo: A presente pesquisa surgiu da necessidade observada, por mim quanto professora regente, em uma turma do 3º ano, na qual lecionei de maneira remota no ano de 2020, devido à Pandemia do Covid-19, em uma escola da rede ensino de João Pessoa/PB. A referida turma era composta por 26 alunos, dos quais apenas 16 alunos nos davam retornos satisfatórios das atividades, nos possibilitando, assim, análisar os níveis de leitura e escrita. Como mapeamento dos níveis de leitura, tinhamos apenas 8 alunos que eram leitores fluentes e estavam no nível alfabético da escrita, e os demais ou não era possível o acompanhamento sistemático ou estavam aquém do esperado para as habilidades necessárias para a faixa etária e a referida turma. Dessa forma, o ensino-aprensdizagem da leitura se apresentava como um desafio para essa turma, resultados, esses, refletidos no Ideb de 2021, onde a rede de ensino obteve a nota: 4,6. Como recorte para a amostragem, buscou-se devolver a fluência leitora dos sujeitos participantes desta pesquisa, dois alunos de uma turma do 4º ano de 2023, desta mesma escola. Para isso, o nosso objetivo foi analisar os efeitos da aplicação de uma Sequência Didática de leitura com o gênero instrucional, tendo como base teórica os estudos de: Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Kleiman (2002), Solé (1987/2014), Antunes (2009) e Marcuschi (2011). Metodologicamente, partimos de uma concepção sociointeracionista de leitura, em consonância com a Base Nacional Comum curricular (BNCC, 2017) que define o conjunto de aprendizagens para o ensino no país. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, visando à identificação de inferências que interferem na construção da leitura e à análise do impacto dessa atividade na nossa formação docente. Pudemos constatar como a Sequência Didática de leitura que se utiliza da estrutura dos gêneros textuais, aliados à prática intermediadora do docente podem contribuir para a superação das dificuldades relacionadas à leitura, através da interação com seus pares, possibilitando, assim, a autonomia dos sujeitos envolvidos e a compreensão de seus objetivos, resultados estes que acabaram refletindo no campo da oralidade, bem como na escrita e sua utilização no meio social.
Abstract: This research arose from the need I observed, as a teacher, in a 3rd grade class, which I taught remotely in 2020, due to the Covid-19 pandemic, in a school in the João Pessoa/PB education system. The class consisted of 26 students, of which only 16 students gave us satisfactory feedback on the activities, thus allowing us to analyze the reading and writing levels. As a mapping of reading levels, we had only 8 students who were fluent readers and were at the alphabetical level of writing, and the others either could not be systematically monitored or were below what was expected for the skills necessary for the age group and the class in question. Thus, teaching and learning reading presented itself as a challenge for this class, results reflected in the 2021 Ideb, where the school system obtained the score: 4.6. As a sampling cut, we sought to restore the reading fluency of the subjects participating in this research, two students from a 4th grade class of 2023, from this same school. To this end, our objective was to analyze the effects of the application of a Didactic Sequence of reading with the instructional genre, based on the theoretical studies of: Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Kleiman (2002), Solé (1987/2014), Antunes (2009) and Marcuschi (2011). Methodologically, we start from a socio-interactionist conception of reading, in line with the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) that defines the set of learning for teaching in the country. This research is of a qualitative nature, aiming to identify inferences that interfere in the construction of reading and to analyze the impact of this activity on our teacher training. We were able to see how the Didactic Reading Sequence that uses the structure of textual genres, combined with the teacher's intermediary practice, can contribute to overcoming difficulties related to reading, through interaction with peers, thus enabling the autonomy of the subjects involved and the understanding of their objectives, results that ended up reflecting in the field of orality, as well as in writing and its use in the social environment.
Palavras-chave: Sequência didática - Leitura
Proficiência leitora
Sociointeracionismo
Gênero instrucional
Reading proficiency
Didactic sequence
Instructional genre
Socio-interactionism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36279
Data do documento: 23-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

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