Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Jonilda Alves-
dc.date.accessioned2025-10-15T12:24:51Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-10-15T12:24:51Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36284-
dc.description.abstractIn recent years, financial education has gained increasing importance in schools, especially after its inclusion in the Brazilian Common National Curriculum Base as a fundamental theme of basic education. In this context, this study seeks to evaluate the social impact of the work of teachers from the first class of the Specialization Course in Financial Education (CEEF) at the Federal University of Paraíba on the performance of students from public schools in Paraíba in the National High School Exam (ENEM), focusing on the areas of Humanities and Writing skills. Therefore, the main objective is to estimate the causal effect of the training of these teachers on student learning. For this purpose, the Propensity Score Matching (PSM) method was used, through the MatchIt package in the R language, enabling comparison between groups of students with similar characteristics. The results suggested that students who had classes with teachers participating in the specialization presented statistically significantly higher performance in the ENEM, reinforcing the relevance of this qualification for teachers completing the aforementioned course.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-10-15T12:24:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JonildaAlvesFerreira_Dissert.pdf: 921538 bytes, checksum: 3e8fc08ab2f3df6bf76d29448f71d969 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-15T12:24:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JonildaAlvesFerreira_Dissert.pdf: 921538 bytes, checksum: 3e8fc08ab2f3df6bf76d29448f71d969 (MD5) Previous issue date: 2023-08-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEscore de propensãopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleAvaliação do impacto de uma iniciativa de educação financeira utilizando o método de pareamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Frascaroli, Bruno Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5108964340357155pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4116258013400746pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, a educação financeira tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas, especialmente após sua inclusão na Base Nacional Curricular Comum como um tema fundamental da formação básica. Neste contexto, este estudo busca avaliar o impacto social da atuação dos professores da primeira turma do Curso de Especialização em Educação Financeira (CEEF) da Universidade Federal da Paraíba sobre o desempenho dos alunos das escolas públicas da Paraíba no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com foco nas áreas de Ciências Humanas e Redação. Diante disso, o principal objetivo é estimar o efeito causal da formação desses docentes na aprendizagem dos estudantes. Para isso, foi utilizado o método de pareamento por escore de propensão (Propensity Score Matching – PSM), por meio do pacote MatchIt na linguagem R, possibilitando a comparação entre grupos de alunos com características semelhantes. Os resultados sugeriram que os estudantes que tiveram aulas com professores participantes da especialização apresentaram desempenho estatisticamente significativos superiores no ENEM, reforçando a relevância dessa qualificação para os docentes concluintes do referido curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JonildaAlvesFerreira_Dissert.pdf899,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons