Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36284
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação do impacto de uma iniciativa de educação financeira utilizando o método de pareamento |
Autor(es): | Ferreira, Jonilda Alves |
Primeiro Orientador: | Frascaroli, Bruno Ferreira |
Resumo: | Nos últimos anos, a educação financeira tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas, especialmente após sua inclusão na Base Nacional Curricular Comum como um tema fundamental da formação básica. Neste contexto, este estudo busca avaliar o impacto social da atuação dos professores da primeira turma do Curso de Especialização em Educação Financeira (CEEF) da Universidade Federal da Paraíba sobre o desempenho dos alunos das escolas públicas da Paraíba no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com foco nas áreas de Ciências Humanas e Redação. Diante disso, o principal objetivo é estimar o efeito causal da formação desses docentes na aprendizagem dos estudantes. Para isso, foi utilizado o método de pareamento por escore de propensão (Propensity Score Matching – PSM), por meio do pacote MatchIt na linguagem R, possibilitando a comparação entre grupos de alunos com características semelhantes. Os resultados sugeriram que os estudantes que tiveram aulas com professores participantes da especialização apresentaram desempenho estatisticamente significativos superiores no ENEM, reforçando a relevância dessa qualificação para os docentes concluintes do referido curso. |
Abstract: | In recent years, financial education has gained increasing importance in schools, especially after its inclusion in the Brazilian Common National Curriculum Base as a fundamental theme of basic education. In this context, this study seeks to evaluate the social impact of the work of teachers from the first class of the Specialization Course in Financial Education (CEEF) at the Federal University of Paraíba on the performance of students from public schools in Paraíba in the National High School Exam (ENEM), focusing on the areas of Humanities and Writing skills. Therefore, the main objective is to estimate the causal effect of the training of these teachers on student learning. For this purpose, the Propensity Score Matching (PSM) method was used, through the MatchIt package in the R language, enabling comparison between groups of students with similar characteristics. The results suggested that students who had classes with teachers participating in the specialization presented statistically significantly higher performance in the ENEM, reinforcing the relevance of this qualification for teachers completing the aforementioned course. |
Palavras-chave: | Educação financeira Escore de propensão Escolas públicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e computacional |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36284 |
Data do documento: | 31-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JonildaAlvesFerreira_Dissert.pdf | 899,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons