Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36284
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do impacto de uma iniciativa de educação financeira utilizando o método de pareamento
Autor(es): Ferreira, Jonilda Alves
Primeiro Orientador: Frascaroli, Bruno Ferreira
Resumo: Nos últimos anos, a educação financeira tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas, especialmente após sua inclusão na Base Nacional Curricular Comum como um tema fundamental da formação básica. Neste contexto, este estudo busca avaliar o impacto social da atuação dos professores da primeira turma do Curso de Especialização em Educação Financeira (CEEF) da Universidade Federal da Paraíba sobre o desempenho dos alunos das escolas públicas da Paraíba no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com foco nas áreas de Ciências Humanas e Redação. Diante disso, o principal objetivo é estimar o efeito causal da formação desses docentes na aprendizagem dos estudantes. Para isso, foi utilizado o método de pareamento por escore de propensão (Propensity Score Matching – PSM), por meio do pacote MatchIt na linguagem R, possibilitando a comparação entre grupos de alunos com características semelhantes. Os resultados sugeriram que os estudantes que tiveram aulas com professores participantes da especialização apresentaram desempenho estatisticamente significativos superiores no ENEM, reforçando a relevância dessa qualificação para os docentes concluintes do referido curso.
Abstract: In recent years, financial education has gained increasing importance in schools, especially after its inclusion in the Brazilian Common National Curriculum Base as a fundamental theme of basic education. In this context, this study seeks to evaluate the social impact of the work of teachers from the first class of the Specialization Course in Financial Education (CEEF) at the Federal University of Paraíba on the performance of students from public schools in Paraíba in the National High School Exam (ENEM), focusing on the areas of Humanities and Writing skills. Therefore, the main objective is to estimate the causal effect of the training of these teachers on student learning. For this purpose, the Propensity Score Matching (PSM) method was used, through the MatchIt package in the R language, enabling comparison between groups of students with similar characteristics. The results suggested that students who had classes with teachers participating in the specialization presented statistically significantly higher performance in the ENEM, reinforcing the relevance of this qualification for teachers completing the aforementioned course.
Palavras-chave: Educação financeira
Escore de propensão
Escolas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e computacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36284
Data do documento: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JonildaAlvesFerreira_Dissert.pdf899,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons