Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36291
Tipo: TCC
Título: SI.CA.RÚ: Onde a beleza encontra a singularidade. Anteprojeto de um Centro Multidisciplinar: para criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, no município de Pombal-PB.
Autor(es): Silva, Davis Anderson Pinheiro da
Primeiro Orientador: Araújo, Ricardo Ferreira de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe o anteprojeto de um Centro Multidisciplinar voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares no município de Pombal, no sertão paraibano. A partir da vivência pessoal do autor com a temática, o projeto busca aliar arquitetura, acolhimento e sensibilidade social, promovendo ambientes terapêuticos, educativos e afetivos, com base em princípios da neuroarquitetura, da arquitetura bioclimática e da inclusão. O estudo parte de uma análise aprofundada das necessidades específicas das crianças autistas e dos desafios enfrentados por seus familiares, os chamados pais atípicos, abordando os reflexos do TEA na saúde mental, na educação e na convivência social. O processo metodológico contempla revisão bibliográfica, pesquisa documental e de campo, análise de referências projetuais e desenvolvimento de soluções arquitetônicas fundamentadas em estratégias de acessibilidade, conforto ambiental e estímulo sensorial. Como resultado, apresenta-se uma proposta arquitetônica que não apenas atende às demandas terapêuticas, mas que também valoriza a singularidade de cada indivíduo, transformando o espaço em um instrumento de cuidado, pertencimento e dignidade.
Abstract: This Final Graduation Project proposes the preliminary design of a Multidisciplinary Center aimed at children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and their families, located in the municipality of Pombal, in the semi-arid region of Paraíba, Brazil. Rooted in the author’s personal experience with the subject, the project seeks to combine architecture, care, and social awareness, promoting therapeutic, educational, and affective spaces based on principles of neuroarchitecture, bioclimatic design, and inclusion. The research includes an in-depth analysis of the specific needs of autistic children and the emotional, psychological, and social challenges faced by their families particularly atypical parents. The methodological process comprises literature review, documentary and field research, analysis of architectural references, and the development of architectural solutions guided by strategies of accessibility, environmental comfort, and sensory stimulation. As a result, the project presents a proposal that not only meets therapeutic demands but also values individual uniqueness, transforming space into a tool for care, belonging, and dignity.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Neurodiversidade
Arquitetura Inclusiva
Centro Multidisciplinar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36291
Data do documento: 8-Out-2025
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SI.CA.RÚ_ONDE A BELEZA ENCONTRA A SINGULARIDADE_DAVISPINHEIRO.pdf172,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.