Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Rosane Padilha da-
dc.date.accessioned2025-10-15T19:24:26Z-
dc.date.available2025-06-14-
dc.date.available2025-10-15T19:24:26Z-
dc.date.issued2025-02-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36296-
dc.description.abstractPublic contracts are essential instruments for the Public Administration to achieve its purpose through effective management and in compliance with legal precepts. In this context, contracts related to internationalization actions stand out, as they play a fundamental role in the development and learning of the academic community in the face of the globalized economy. Monitoring the implementation of these actions and the resources allocated to them is extremely necessary in any educational institution. In view of this, the aim was to analyse how the contracts signed between 2019 and 2023, within the scope of the Federal Institute of Science and Technology of Paraíba (IFPB), were aligned with the axes of the Institutional Internationalization Policy. To this end, this research involved surveying the internationalization contracts signed during this period at the IFPB, as well as identifying the axes of the Institute's internationalization policy. It was necessary to survey the contracts, the companies and the partners involved, in order to analyse how the contractual objectives were aligned with the axes of the Institute's Internationalization Policy. In this sense, the research was of an applied nature and adopted a qualitative approach. In terms of objectives, it was a descriptive study, and in terms of technical procedure, it was documental. The documents were obtained from the IFPB's electronic portals, from the Ministry of Education and from the relevant legislation. At the end of the research, a situational report was drawn up on the contracts relating to internationalization actions, presenting the results of the analyses carried out and suggesting improvements in the alignment of the management of these contracts with the objectives of the Institution's Internationalization Policy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-10-15T19:24:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosanePadilhaDaCruz_Dissert.pdf: 11178774 bytes, checksum: 3f2b0fce1e6492e94cb219407c3632c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-15T19:24:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosanePadilhaDaCruz_Dissert.pdf: 11178774 bytes, checksum: 3f2b0fce1e6492e94cb219407c3632c2 (MD5) Previous issue date: 2025-02-13en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectAções de internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectContratos públicospt_BR
dc.subjectInternationalization of educationpt_BR
dc.subjectInternationalization actionspt_BR
dc.subjectPublic contractspt_BR
dc.titleInternacionalização da educação : análise dos contratos e demais instrumentos jurídicos do Instituto Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, José Jassuipe da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2672484041042437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2143622928422504pt_BR
dc.description.resumoOs contratos públicos são instrumentos essenciais para que a Administração Pública, por meio de uma gestão eficaz e em conformidade com os preceitos legais, alcance sua finalidade. Nesse contexto, destacam-se os contratos relacionados às ações de internacionalização, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizado da comunidade acadêmica diante da economia globalizada. Monitorar a implementação dessas ações e os recursos a elas destinados é extremamente necessário em qualquer instituição de ensino. Diante disso, objetivou-se analisar como os contratos celebrados no período de 2019 a 2023, no âmbito do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), estavam alinhados aos eixos da Política de Internacionalização Institucional. Para tanto, esta pesquisa envolveu o levantamento dos contratos de internacionalização celebrados nesse período no IFPB, bem como a identificação dos eixos da política de internacionalização do Instituto. Foi necessário levantar os contratos, as empresas e os parceiros envolvidos, a fim de analisar como os objetivos contratuais estavam alinhados aos eixos da Política de Internacionalização do Instituto. Nesse sentido, a pesquisa teve uma natureza aplicada e adotou uma abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos, foi um estudo descritivo, e quanto ao procedimento técnico, foi documental. Os documentos foram obtidos por meio dos portais eletrônicos do IFPB, do Ministério da Educação e da legislação pertinente. Ao final da pesquisa, foi elaborado um relatório situacional dos contratos relativos às ações de internacionalização, apresentando os resultados das análises realizadas e sugerindo melhorias no alinhamento da gestão desses contratos com os objetivos da Política de Internacionalização da Instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosanePadilhaDaCruz_Dissert.pdf10,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons