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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36298
Tipo: Dissertação
Título: Atividades experimentais investigativas como estratégia no ensino de Fisiologia Vegetal para estudantes do Ensino Médio
Autor(es): Lima, Emelyne Marilia Barbosa de Sousa
Primeiro Orientador: Lima, Rivete Silva de
Resumo: A Biologia compõe o arranjo curricular da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dentro dessa disciplina, a Botânica é frequentemente considerada uma das áreas mais desafiadoras para o ensino, sobretudo no que se refere à Fisiologia Vegetal. Entre os fatores que contribuem para essas dificuldades, destacam-se a abstração do conteúdo, as lacunas na formação inicial e continuada de professores, além do uso de metodologias pouco contextualizadas e com baixa articulação interdisciplinar. Entendese que a adoção de metodologias que substituam o ensino tradicional pode tornar o ensino de Fisiologia Vegetal mais atraente. Nesse sentido, o ensino por investigação é uma alternativa que estimula a curiosidade dos estudantes através do processo investigativo e, associado a metodologias ativas, proporciona o protagonismo estudantil. O objetivo deste estudo foi desenvolver atividades experimentais, com abordagem investigativa, como forma de contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem da Fisiologia Vegetal. A pesquisa aconteceu numa escola pública da cidade São Gonçalo do Amarante/RN, tendo como público-alvo 40 estudantes, entre 15 e 17 anos, que compunham uma turma de Oficina Formativa, disciplina do currículo do Ensino Médio Potiguar. A pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa, com aplicação de questionários e coleta de dados através de diários de bordo. O percurso metodológico contou com a execução de uma Sequência Didática Investigativa composta por aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais, guiadas por questões norteadoras que permitiram a investigação e discussão dos resultados. Os resultados obtidos evidenciaram mudanças significativas no engajamento e na postura dos estudantes frente ao conhecimento científico. Observou-se maior autonomia na condução dos experimentos, organização colaborativa dos grupos e interesse genuíno na resolução de problemas propostos. As práticas possibilitaram a construção ativa do conhecimento, promoveram o diálogo, o planejamento coletivo e a superação de concepções prévias. A curiosidade despertada durante as atividades reforçou a importância de práticas experimentais que valorizam a investigação e o protagonismo discente. Como produto deste estudo, foi elaborado um guia didático com propostas investigativas acessíveis e replicáveis, contribuindo com a formação docente e com a qualificação do ensino de Botânica no ensino médio. Conclui-se que a abordagem investigativa tem alto potencial para favorecer aprendizagens significativas e desenvolver a percepção botânica dos estudantes, ao articular teoria e prática de forma contextualizada, crítica e participativa.
Abstract: Biology is part of the curriculum of the Natural Sciences and Technologies area. Within this discipline, Botany is often considered one of the most challenging areas for teaching, especially with regard to Plant Physiology. Among the factors that contribute to these difficulties, we highlight the abstraction of content, gaps in initial and continuing teacher training, and the use of poorly contextualized methodologies with low interdisciplinary articulation. It is understood that the adoption of methodologies that replace traditional teaching can make the teaching of Plant Physiology more attractive. In this sense, inquirybased teaching is an alternative that stimulates students' curiosity through the investigative process and, associated with active methodologies, provides student protagonism. The objective of this study was to develop experimental activities, with an investigative approach, as a way to contribute to the improvement of the teaching-learning process of Plant Physiology. The research was conducted at a public school in the city of São Gonçalo do Amarante/RN, with the target audience being 40 students, aged between 15 and 17, who were part of a class in the Formative Workshop, a subject in the Potiguar High School curriculum. The research is characterized as qualitative and quantitative, with the application of questionnaires and data collection through logbooks. The methodological approach included the execution of an Investigative Didactic Sequence composed of expository dialogued classes and experimental activities, guided by guiding questions that allowed the investigation and discussion of the results. The results obtained showed significant changes in the students' engagement and attitude towards scientific knowledge. Greater autonomy in conducting the experiments, collaborative organization of the groups and genuine interest in solving the proposed problems were observed. The practices enabled the active construction of knowledge, promoted dialogue, collective planning and overcoming of previous conceptions. The curiosity aroused during the activities reinforced the importance of experimental practices that value investigation and student protagonism. As a result of this study, a teaching guide was developed with accessible and replicable research proposals, contributing to teacher training and the qualification of Botany teaching in secondary education. It is concluded that the research approach has a high potential to promote significant learning and develop students' botanical perception, by articulating theory and practice in a contextualized, critical and participatory way.
Palavras-chave: Ensino de Botânica
Ensino por investigação
Guia didático
Botany teaching
Research-based teaching
Teaching guide
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36298
Data do documento: 31-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

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