Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Luciano Vieira de-
dc.date.accessioned2018-03-07T11:00:12Z-
dc.date.available2018-03-07-
dc.date.available2018-03-07T11:00:12Z-
dc.date.issued2017-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3631-
dc.description.abstractThe objective of this study was to diagnose the reasons for school dropout in the teaching of Youth and Adult Education at the José Américo de Almeida Municipal School (João Pessoa / PB). Specifically, it was sought: a) to raise the profile of the students of the School's EJA; b) to point out possible reasons for evasion of the School EJA; and. c) to evaluate the grounds for evasion of the School's EJA. In this sense, the following problem arises: What are the main reasons for school dropout in the teaching of Youth and Adult Education at the José Américo de Almeida Municipal School (João Pessoa / PB)? To do so, it uses the qualitative methodology supported by statistical data. The technique used is divided into two stages: the first in a questionnaire format, applied face-to-face with the students, and the second through the tabulation and interpretation of the data collected. Regarding the results, the analysis made it possible to infer that the majority of respondents were between 15 and 42 years of age, male and female, whose main difficulties that prevented them from completing their education on a regular basis were "Need to work to help financially the family "and" Discouragement with studies ". The main reason for EJA's quest to complete education is related to the idea of "the labor market. Most respondents answered that classes in Youth and Adult Education have a teacher who encourages interaction among students and that their interaction with teachers is considered to be Friendly. The main difficulties students face in undertaking the study of EJA are "Cansaço" and the fact that they can not reconcile work with study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-07T11:00:12Z No. of bitstreams: 1 LVS07032018.pdf: 667433 bytes, checksum: fc39f2e60c50443e677acff2fdc27197 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-07T11:00:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LVS07032018.pdf: 667433 bytes, checksum: fc39f2e60c50443e677acff2fdc27197 (MD5) Previous issue date: 2017-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos e evasão escolar: um estudo realizado na Escola Municipal Ministro José Américo de Almeidapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Ricardo de Carvalho-
dc.description.resumoEste trabalho teve como Objetivo geral: Avaliar os motivos da evasão escolar no ensino da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Ministro José Américo de Almeida (João Pessoa/PB). Especificamente, buscou-se: a) levantar o perfil dos estudantes do EJA da Escola; b) pontuar possíveis motivos de evasão do EJA da Escola; e. c) avaliar os motivos de evasão do EJA da Escola. Nesse sentido, levanta-se a seguinte problemática: Quais os principais motivos da evasão escolar no ensino da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Ministro José Américo de Almeida (João Pessoa/PB)? Para tanto, utiliza-se da metodologia qualitativa apoiado em dados estatísticos. A técnica utilizada é dividida em duas etapas: a primeira em formato de questionário, aplicado presencialmente com os estudantes, e a segunda através da tabulação e interpretação dos dados coletados. No tocante aos resultados, a análise possibilitou inferir que a maioria dos entrevistados é da faixa etária entre 15 e 42 anos, do gênero Masculino e feminino, cujas principais dificuldades que o impediram de concluir o ensino da forma regular foram “Necessidade em trabalhar para ajudar financeiramente a família” e “Desânimo com os estudos”. O principal motivo de procura da EJA para concluir o ensino está relacionado com a ideia de “mercado de trabalho. A maioria dos entrevistados respondeu que as aulas na Educação de Jovens e Adultos possuem um professor que incentiva a interação entre os alunos e que sua interação com os professores é considerada como amigável. As principais dificuldades dos alunos em realizar o estudo da EJA são “Cansaço” e o fato de não conseguirem conciliar trabalho com os estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVS07032018.pdf651,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.