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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36323
Tipo: TCC
Título: Conhecimento do enfermeiro sobre classificação e prevenção de lesão por pressão: uma revisão integrativa
Autor(es): Soares, Renata Nogueira Falcão
Primeiro Orientador: Silva, Mirian Alves da
Resumo: O presente trabalho trata da classificação e prevenção de lesão por pressão (LPP) conhecida pelo enfermeiro. Tem como objetivo principal verificar o conhecimento do enfermeiro sobre a LPP descrito nos estudos, bem como identificar os cuidados que o enfermeiro implementa relacionados à prevenção, e classificar os estudos de acordo com o nível de evidência. A metodologia utilizada é a revisão integrativa por meio de uma pesquisa bibliográfica pela qual se buscou, nas bases de dados, estudos que mostram o conhecimento do enfermeiro sobre o tema em questão. Em 04 bases de dados foram localizados 1.817 artigos, sendo 1.599 (MEDLINE), 99 (LILACS), 85 (BDENF) e 34 (SCIELO); realizou-se a leitura dos títulos e resumos na íntegra; destes, resultaram 19 artigos, sendo 14 (MEDLINE), 3 (LILACS), 2 (BDENF) e para a SCIELO não houve seleção. Dos 19 artigos consultados, havia 11 artigos com texto completo disponíveis: 6 (MEDLINE), 3 (LILACS) e 2 (BDENF). Os artigos evidenciam que o conhecimento dos enfermeiros é insuficiente em relação á classificação e prevenção da lesão por pressão. A maioria fez uso do instrumento Pressure Ulcer Knowledge Test Tool (PUKT) como forma de avaliar o conhecimento dos enfermeiros. O estudo traz uma reflexão sobre a necessidade de realizar educação permanente e continuada dos enfermeiros em seus ambientes de trabalho, assim estes podem desempenhar uma melhor assistência com ações preventivas no cuidado à lesão por pressão.
Abstract: The present work deals with classification and prevention of pressure injury (LPP) known by nurses. Its main objective is to verify the nurse's knowledge about the PPL described in the studies, as well as to identify the care that the nurse implements related to prevention, and to classify the studies according to the level of evidence. The methodology used is the integrative review by means of a bibliographic search through which it was searched, in the databases, studies that show the knowledge of the nurse on the subject in question. 1,817 articles were found in 4 databases, 1,599 (MEDLINE), 99 (LILACS), 85 (BDENF) and 34 (SCIELO); titles and abstracts were read in full; of these resulted 19 articles, being 14 (MEDLINE), 3 (LILACS), 2 (BDENF) and for SCIELO there was no selection. Of the 19 articles consulted, 11 articles with full text were available: 6 (MEDLINE), 3 (LILACS) and 2 (BDENF). The articles show that nurses' knowledge is insufficient in relation to the classification and prevention of pressure injuries. Most used the Pressure Ulcer Knowledge Test Tool (PUKT) as a way to assess nurses' knowledge. The study reflects on the need to provide permanent and continuing education for nurses in their work environments, so they can perform better assistance with preventive actions in the care of pressure injuries.
Palavras-chave: Úlcera por pressão
Conhecimento
Enfermagem
Prevenção
Classificação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36323
Data do documento: 27-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura Plena)

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