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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36340
Tipo: TCC
Título: Morar no parque: A apropriação da natureza para promoção imobiliária no entorno dos Parques Parahyba em João Pessoa - PB
Autor(es): Nascimento, Letícia Delgado do
Primeiro Orientador: Martins, Paula
Resumo: Os espaços livres públicos possuem a capacidade de proporcionar lazer, socialização, conexão com a natureza e bem estar aos indivíduos, tornando-se locais de prestígio. No cenário atual, têm se observado a constante apropriação dessas localidades pela produção imobiliária com intuito de valorizar os empreendimentos adjacentes. Esse fenômeno tem sido notado em diversas cidades e, recentemente, a cidade de João Pessoa tem recebido intervenções urbanas em uma determinada área que, em paralelo, tem apresentado intensa produção imobiliária. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar de que forma a produção imobiliária se articula ao espaço público por meio das estratégias de marketing urbano adotadas por empreendimentos privados localizados no entorno do sistema de Parques Parahyba, em João Pessoa, entre os anos de 2017 a 2025. Para isso, foram definidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, pesquisa eletrônica e sistematização e análise dos dados coletados. Portanto, a valorização imobiliária na área é impulsionada pela apropriação dos parques, que é realizada por meio das edificações que vendem um determinado estilo de vida. Dessa forma, apesar de constituir um bem público, o parque tem sido utilizado para valorização de empreendimentos privados.
Abstract: Public open spaces have the ability to provide leisure, socialization, connection with nature, and well-being for individuals, becoming places of prestige. In the current scenario, we observe the constant appropriation of these locations by real estate development, with the intention of increasing the value of adjacent developments. This interaction has been noted in several cities, and recently, the city of João Pessoa has received urban disciplines in a specific area that, in parallel, has experienced intense real estate development. Therefore, this study aims to investigate how real estate development connects with public space through urban marketing strategies imposed by private developments located around the Parahyba Parks system in João Pessoa, between 2017 and 2025. To this end, the following methodological procedures were defined: bibliographic research, documentary research, field research, electronic research, and data systematization and analysis. Therefore, real estate appreciation in the area is driven by the appropriation of parks, which is achieved through buildings that promote a specific lifestyle. Thus, despite being a public asset, the park has been used to enhance the value of private projects.
Palavras-chave: Marketing urbano
Parques Parahyba
Produção imobiliária
Espaço público
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36340
Data do documento: 7-Out-2025
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

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