Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juliana Ferreira da-
dc.date.accessioned2018-03-07T11:30:36Z-
dc.date.available2018-02-02-
dc.date.available2018-03-07T11:30:36Z-
dc.date.issued2017-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3634-
dc.description.abstractThe present study had as objective to analyze the educational practices in the Municipal School Professor Antônia do Socorro Silva Machado, located in the neighborhood of Paratibe. For that, two questions guided the research: which educational practices are adopted in the school about the quilombola education? And how are these configured in the light of legal documents and the school's political educational project? Having as general objective to investigate the educational practices adopted in the Municipal School Professor Antônia do Socorro Silva Machado on the quilombola education. And as specific objectives: To identify the educational practices used by teachers about the quilombola education; to verify if the educational practices are contemplating the quilombola education in the school's political pedagogical project. The methodology of the research was qualitative, of the bibliographic, documentary and field type. Made through observations in the classroom, data analysis of the Political Pedagogical Project and application of questionnaires with two teachers and two management representatives. For that, we observe and report that the aforementioned school institution in its pedagogical political project and its educational practices implement the socio-historical and cultural issues of the quilombola education, thus presenting an education that considers the history and reality of the school community, and walk for the implementation of these educational policies on the school's ground.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-07T11:30:36Z No. of bitstreams: 1 JFS02022018.pdf: 1293203 bytes, checksum: c8281a6db1b71d744c45a6e27bde7f4c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-07T11:30:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFS02022018.pdf: 1293203 bytes, checksum: c8281a6db1b71d744c45a6e27bde7f4c (MD5) Previous issue date: 2017-11-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.titleEducação quilombola: um olhar sobre as práticas educativas na Escola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar as práticas educativas na Escola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machado, localizada no bairro de Paratibe. Para tanto, duas questões nortearam a pesquisa: Quais as práticas educativas adotadas na Escola sobre a educação quilombola? E como estas se configuram à luz dos documentos legais e do Projeto Político Pedagógico da escola? Tendo como objetivo geral Investigar as práticas educativas adotadas na Escola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machado sobre a educação quilombola. E como os objetivos específicos: Identificar as práticas educativas utilizadas pelos docentes sobre a educação quilombola; e verificar se as práticas educativas estão contemplando a educação quilombola no Projeto Político Pedagógico da escola. A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico, documental e de campo. Realizada por meio de observações em sala de aula, análise de dados do Projeto Político Pedagógico e aplicação de questionários com duas professoras e com dois representantes da gestão. Para tanto, observamos e relatamos que a referida instituição escolar em seu Projeto Político Pedagógico e em suas práticas educativas implementam as questões socio- históricas e culturais da Educação Quilombola, apresentando, assim uma educação que considera a história e realidade da comunidade escolar, e caminha para uma efetivação destas políticas educacionais no chão da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFS02022018.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.