Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36353
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira Junior, Elison Gomes. | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-17T13:58:38Z | - |
dc.date.available | 2025-10-17 | - |
dc.date.available | 2025-10-17T13:58:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36353 | - |
dc.description.abstract | Schools have the potential to attract diverse social actors who shape urban daily life, thus becoming spaces with high urban potential. This study aims to analyze the urban qualities emerging from the interaction between schools and public spaces. The case study was conducted in the Jatobá neighborhood, in Patos (PB), focusing on the streets surrounding two nearby schools. Through surveys of land use and occupation, built-up and vacant areas, interfaces, and flows, it was found that the low diversity of uses and limited engagement between buildings and public space contribute to reduced urban vitality and a sense of insecurity. A walkability assessment using the iCam 2.0 tool also revealed insufficient conditions for safe and comfortable pedestrian movement. Based on these analyses and a review of street requalification experiences focused on children, design guidelines were developed to support a urban design experiment for improving public spaces and streets around the schools, aiming to strengthen the connection between school and city while ensuring children’s right to play and move freely. The requalification process generated new squares and safer streets for students, connecting open spaces and public facilities. As a result of the interventions, the area achieved a “sufficient” rating according to the iCam assessment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-10-17T13:58:38Z No. of bitstreams: 1 Elison_TCC_final (1).pdf: 24095370 bytes, checksum: 6389101a8a5d2acc80a0a90c73a2f6b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-17T13:58:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elison_TCC_final (1).pdf: 24095370 bytes, checksum: 6389101a8a5d2acc80a0a90c73a2f6b9 (MD5) Previous issue date: 2025-10-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Entorno Escolar | pt_BR |
dc.subject | Escolas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Espaços livres | pt_BR |
dc.title | Ruas da escola: Um ensaio urbano para requalificação de espaços livres no entorno de escolas públicas do bairro Jatobá na cidade de Patos (PB). | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ruas, Dalton Bertini | - |
dc.description.resumo | As escolas possuem o potencial de atrair diferentes atores sociais que compõem o cotidiano urbano, configurando-se como espaços com elevado potencial de urbanidade. Este trabalho tem como objetivo analisar as urbanidades geradas pela interação entre escolas e espaços públicos. O estudo de caso foi desenvolvido no bairro Jatobá, em Patos (PB), onde foram analisadas as ruas do entorno de duas escolas próximas entre si. Por meio de levantamentos de uso e ocupação do solo, cheios e vazios, interfaces e fluxos, identificou-se que a baixa diversidade de usos e a fraca interação das edificações com o espaço público contribuem para a pouca vitalidade urbana e para a sensação de insegurança. Também foi realizada uma avaliação da caminhabilidade com a ferramenta iCam 2.0, cujo resultado apontou condições insuficientes para uma mobilidade adequada. A partir dessas análises e do estudo de experiências de requalificação de ruas voltadas para crianças, foram elaboradas diretrizes projetuais que embasaram um ensaio urbano para requalificação dos espaços livres e das vias do entorno escolar, com a finalidade de ampliar a interação entre escola e cidade, assegurando às crianças o direito de brincar e de ir e vir. A requalificação gerou novas praças e ruas mais seguras para alunos e conectando os espaços livres e equipamentos públicos. Com as intervenções realizadas foi alcançado o resultado “suficiente” para o iCam. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elison_TCC_final (1).pdf | 23,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.