Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3642
Tipo: TCC
Título: Formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA: um olhar sobre a formação de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Lacert
Autor(es): Cassemiro, Jacielly
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão
Resumo: Propor uma reflexão sobre as necessidades formativas dos professores da EJA traz à tona o debate sobre a formação continuada na especificidade desta modalidade de ensino, uma vez que esta formação não é devidamente contemplada na formação inicial do profissional pedagogo. Neste ponto, coloca-se a questão da responsabilidade do professor com seu desenvolvimento profissional, focando a formação continuada como base para suprir as demandas existentes no ensinoaprendizagem de jovens e adultos. O objetivo central do estudo é refletir sobre as necessidades formativas do profissional que trabalha com os jovens e adultos, uma vez que estes educandos são pessoas com características próprias, carentes, que demandam por uma maior atenção devido às deficiências de aprendizagem oriundas dos anos que passaram à margem do processo de educação. É fundamental que os cursos de magistério e pedagogia desenvolvam uma prática voltada para as especificidades que constituem a educação de jovens e adultos. Esta prática deve se adequar as características dos educadores, para que se torne possível potencializar suas competências, estimulando seu compromisso enquanto profissional do saber, enfatizando que respeitar as diferenças e limitações de cada aluno é essencial para auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi elaborado a partir de um levantamento bibliográfico, onde foram utilizadas obras dos mais importantes autores da área, além de uma pesquisa de campo. Através das respostas obtidas durante a pesquisa de campo, ficou evidenciado que para se trabalhar com a EJA os professores necessitam de uma formação especifica que capacite o profissional de forma adequada para o exercício da função.
Abstract: A reflection on the training needs of teachers of adult education that brings up the debate on continuing education in the specificity of this mode of education, since this training is not adequately addressed in the initial formation of the professional educator. At this point, raises the question of responsibility of teachers with professional development, focusing on continuing education as a basis to meet the existing demands on teaching and learning of young people and adults. The main objective of the study is to reflect, as Professor of Adult, on the training needs of professionals working with young people and adults, since these students are people with particular characteristics, need, that demand for greater attention because of deficiencies learning derived from years gone outside the education process. It is essential that the courses of teaching and pedagogy to develop a practice for the specifics that make up the youth and adults. This should suit the characteristics of educators, so that it becomes possible to enhance their skills, encouraging their commitment as a professional knowledge, stressing that respect differences and limitations of each student is essential to assist in the teaching-learning process. The study was compiled from a literature review were used where works of major authors in the area, and a survey. Through the responses obtained during the field research, it became apparent that to work with adult education teachers need a specific training that enables the professional to adequately carry out his function.
Palavras-chave: Formação continuada
Docente
Educação de jovens e adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3642
Data do documento: 8-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JC05022018.pdf389,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.