Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3646Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Ramalho, Cláudia Emanuella da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2018-03-07T13:01:30Z | - |
| dc.date.available | 2017-12-01 | - |
| dc.date.available | 2018-03-07T13:01:30Z | - |
| dc.date.issued | 2017-11-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3646 | - |
| dc.description.abstract | This Course Completion Work (TCC) aims to present and discuss the curricular component Visual Arts in Child Education for the Education of the Field. The exploratory study was carried out through bibliographic research. The bibliographical survey highlighted researchers of the area as Ana Mae Barbosa, Ivone Mendes Richter, Fabiane Pianowski, Rejane Coutinho, among others. Among the documents consulted are: Law on the Guidelines and Bases of National Education, Law No. 9.394/96, National Curriculum Reference for Early Childhood Education (BRASIL, 1998), Decree No.7.352/2010, which deals with And the National Program for Education in Agrarian Reform (PRONERA), Resolution CNE/CEB n.1/2002, which establishes the Operational Guidelines for Basic Education in the Field Schools, Resolution CNE/CEB n.5/2009, which establishes the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education, Resolution CNE/CEB n.4/2010, which establishes the General National Curricular Guidelines for Basic Education, and the third version of the National Curricular Common Base (BNCC), submitted to the National Education Council (CNE) in April 2017. The study concludes that the School is a space of transformation and the Teaching of Visual Arts that takes effect from a look at its own context can promote and contribute with the intercultural exchange of knowledge. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-07T13:01:30Z No. of bitstreams: 1 CESR01122017.pdf: 1603044 bytes, checksum: 64ae2704757f193f6c4087d9e3222a61 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-07T13:01:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CESR01122017.pdf: 1603044 bytes, checksum: 64ae2704757f193f6c4087d9e3222a61 (MD5) Previous issue date: 2017-11-17 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
| dc.title | Educação do campo: o conhecimento das artes visuais na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sardelich, Maria Emilia | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar e discutir o componente curricular Artes Visuais na Educação Infantil para a Educação do Campo. O estudo exploratório se realizou por meio de pesquisa bibliográfica. O levantamento bibliográfico destacou pesquisadoras da área como Ana Mae Barbosa, Ivone Mendes Richter, Fabiane Pianowski, Rejane Coutinho, entre outras. Dentre os documentos consultados destacam-se: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394/96, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), Decreto no 7.352/2010, que dispõe sobre a política de Educação do Campo e o Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Resolução CNE/CEB n.1/2002, que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, Resolução CNE/CEB n.5/2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Resolução CNE/CEB n.4/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, e a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE), em abril de 2017. O estudo realizado conclui que a Escola é um espaço de transformação e o Ensino das Artes Visuais que se efetive a partir de um olhar para o seu próprio contexto pode promover e contribuir com a troca intercultural de saberes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CESR01122017.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
