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metadata.dc.type: TCC
Title: IMPACTO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO NAS FAMÍLIAS DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS NO PROJETO – HORTA NA ESCOLA
metadata.dc.creator: Alves, Andressa Kamila Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Luna, Núbia Pereira da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Wennia Rafaelly Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Sabrina Kelly dos
metadata.dc.description.resumo: Cada vez mais a escola tem um papel fundamental na formação de bons hábitos alimentares e também na formação de cidadãos mais críticos responsáveis e suas ações. Contribuindo com essa formação estão os projetos de extensão com hortas nas escolas que desenvolvem atividades práticas e teóricas com crianças, proporcionando o conhecimento às mesmas sobre alimentação saudável e educação ambiental, de forma lúdica com intuito dessas crianças adotarem bons hábitos. A escola e a mídia trazem consigo esse poder de influenciar as crianças na formação de seus hábitos, mas é a família o primeiro elo e ponto de ligação que transmite influência sobre os hábitos alimentares de uma criança. A família tem a responsabilidade inicial de ensinar as crianças, seja através de costumes, orientações ou simplesmente exemplos vivenciados diariamente dentro de casa. Por isso é tão essencial o engajamento dos pais em projetos que auxiliam o dia a dia das famílias. Com isso, o referido trabalho objetivou analisar o impacto das ações de extensão do projeto Horta na Escola desenvolvido em escolas do município de Areia-PB, nas famílias das crianças que participaram do projeto no ano de 2017. Foi realizada uma avaliação através da aplicação de um questionário semiestruturado direcionado aos pais das crianças participantes do projeto, contendo 10 questões com o intuído de conhecer qual a abrangência do projeto e se este ultrapassa o ambiente escolar; se os pais tem conhecimento do projeto; como souberam do projeto; se houve mudanças de hábito alimentar das crianças em casa, em relação ao consumo de hortaliças. Concluiu-se que o projeto horta nas escolas atingiu não só os alunos, como também suas famílias, demonstrando assim, que as ações de projeto com hortas em escolas podem ultrapassar os limites do ambiente escolar e vir a ser uma ferramenta importante na construção de hábitos alimentares saudáveis e na formação de indivíduos mais comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Abstract: The importance of an education of quality that takes into account the formation of more critical, responsible and capacitated citizens is becoming more evident. Extension projects involving school vegetable gardens, develop practical and theoretical activities with children of different age groups, providing knowledge about healthy eating habits and environmental education, in a playful way, inducing these children to adopt good habits. The school and the media has a capacity to influence children in shaping their habits, but it is the family that has the first link and point of attachment that conveys influence over a child's habits. Thus, is the family that has the initial responsibility to teach children good eating habits, either through habits, guidelines or simply examples experienced daily at their houses. Based on that, engaging parents in projects that help families on the daily routines is essential. The objective of this study was to analyze the impact of the extension actions of the vegetable garden in the school project, in families of children who participated in the project of 2017, developed in Areia city – Paraíba. An evaluation was performed through the application of a structured questionnaire, containing 10 questions, directed to the parents of the children that were participating in the project, aiming to know the scope of the project and whether it exceeds the school environment; if the parents were aware of the project; how they were informed about the project and if there were any changes of their habits at home regarding the consumption of vegetables. It was concluded that the school vegetable garden project affected not only the students, but also their families, thus, demonstrating that project actions with school gardens can exceed the limits of the school environment and become an important tool in the construction of habits and the formation of individuals that are more compromised with the environment preservation.
Keywords: Hortas escolares - Qualidade de vida
Alimentação saudável - Educação
Meio ambiente - Preservação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3650
Issue Date: 1-Feb-2018
Appears in Collections:TCC - Agronomia

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