Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa, Dimarielly Vitória Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-11-17T11:22:40Z-
dc.date.available2025-11-05-
dc.date.available2025-11-17T11:22:40Z-
dc.date.issued2025-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36526-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to analyze the profile and training needs of caregivers of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) who work in the early grades of elementary school in the municipality of Santa Rita, Paraíba. The research arose from the author's experiences during mandatory internships in public schools in the region, where she observed the importance of the role of caregivers in promoting school inclusion. In constructing this research, a literature review was used, which discussed ASD and the role of caregivers, according to legislation and literature in the area. Using a qualitative and exploratory approach, the literature review was complemented by field research conducted in a public school in the municipality of Santa Rita. A questionnaire was used as the main data collection instrument, with nine (9) caregivers who work in the early grades of elementary school with children with ASD as subjects. The results revealed the fragility of the training and qualifications of caregivers of children with ASD, as well as their distance from other school professionals, especially teachers, impacting the quality of care and the children's educational inclusion. Most have completed high school, little experience, and limited access to continuing education. The lack of clear regulations regarding the role of caregivers also contributes to the variation in the quality of support. Therefore, it is concluded that public policies are urgently needed to address these professionals, providing them with decent working conditions and encouraging continuing education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-17T11:22:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DVRP05112025.pdf: 1720543 bytes, checksum: dbe0d9735c0e5eb2ca328e346bcdce35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-17T11:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DVRP05112025.pdf: 1720543 bytes, checksum: dbe0d9735c0e5eb2ca328e346bcdce35 (MD5) Previous issue date: 2025-09-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectCuidadores - formaçãopt_BR
dc.titleO papel dos cuidadores na inclusão escolar de crianças com TEA no município de Santa Rita/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo geral analisar o perfil e as necessidades formativas dos cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Santa Rita, Paraíba. A pesquisa surgiu a partir das vivências da autora durante os estágios obrigatórios realizados em escolas públicas da região, onde se observou a importância do papel dos cuidadores na promoção da inclusão escolar. Na construção dessa pesquisa, fez-se uso da revisão bibliográfica, onde se discutiu a respeito do TEA e da atuação dos cuidadores, conforme a legislação e a literatura na área. Numa abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a revisão bibliográfica foi complementada com uma pesquisa de campo, realizada em uma escola pública do município de Santa Rita. Fez-se uso do questionário como principal instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos nove (9) cuidadores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental junto às crianças com TEA. Os resultados mostraram a fragilidade na formação e capacitação dos cuidadores de crianças com TEA, bem como seu distanciamento dos demais profissionais da escola, especialmente dos professores, impactando a qualidade do atendimento e a inclusão escolar das crianças. A maioria possui ensino médio completo, pouca experiência e acesso limitado à formação continuada. A falta de regulamentação clara sobre o papel dos cuidadores também contribui para a variação na qualidade do suporte. De tal modo, conclui-se que urge que políticas públicas se voltem para tal profissional, dando-lhes condições dignas de trabalho e estímulo à formação continuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVRP05112025.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons