Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Dalvanir Fausto de-
dc.date.accessioned2025-11-17T11:23:56Z-
dc.date.available2025-11-13-
dc.date.available2025-11-17T11:23:56Z-
dc.date.issued2025-09-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36527-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the contribution of the Sector Library of the Education Center of the Federal University of Paraíba (CE-UFPB) to the reading development of students, from the perspective of Popular Education. The research adopted a qualitative approach, based on a bibliographic survey, technical visits, and data analysis from the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA). Based on Paulo Freire's concepts, the study understands the university library as a space for mediation and cultural production, articulated with critical, participatory, and transformative educational practices. The results demonstrate that the library plays an essential role in democratizing access to reading and strengthening citizenship, fostering the development of critical consciousness in students. The ongoing interest in Freire's works stands out, especially "Pedagogy of Autonomy," which serves as a central reference in the reading development process. Despite its physical and structural limitations, the library proves to be a relevant educational agent, contributing to reading practices that value autonomy and student empowerment. By integrating teaching, research, and outreach, it reaffirms its position as a space for inclusion and citizenship, in line with the principles of Popular Education, fostering the development of individuals committed to transforming reality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-17T11:23:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MDFL13112025.pdf: 535198 bytes, checksum: 834a9d4b91af6ae9851995f0a6676f57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-17T11:23:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MDFL13112025.pdf: 535198 bytes, checksum: 834a9d4b91af6ae9851995f0a6676f57 (MD5) Previous issue date: 2025-09-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectFormação leitorapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleContribuição da Biblioteca Setorial do CE-UFPB na formação leitora dos discentes na perspectiva freirianapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Olegário, Maria da Luz-
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é analisar a contribuição da Biblioteca Setorial do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE-UFPB) na formação leitora dos discentes, sob a perspectiva da Educação Popular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em levantamento bibliográfico, visitas técnicas e análise de dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A partir das concepções de Paulo Freire, o estudo compreende a biblioteca universitária como espaço de mediação e produção cultural, articulado a prática educativa crítica, participativa e transformadora. Os resultados evidenciam que a biblioteca desempenha função essencial na democratização do acesso à leitura e no fortalecimento da cidadania, favorecendo a construção de uma consciência crítica nos estudantes. Destaca-se o interesse constante por obras de Freire, em especial "Pedagogia da Autonomia", que se configura como referência central no processo de formação leitora. Embora apresente limitações físicas e estruturais, a biblioteca mostra-se relevante como agente formador, contribuindo para práticas de leitura que valorizam a autonomia e o protagonismo estudantil. Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, reafirma-se como espaço de inclusão e cidadania, em consonância com os princípios da Educação Popular, promovendo a formação de sujeitos comprometidos com a transformação da realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MDFL13112025.pdf522,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons