Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNóbrega, Judas Tadeu Morais da-
dc.date.accessioned2025-11-17T15:05:33Z-
dc.date.available2025-11-17-
dc.date.available2025-11-17T15:05:33Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36534-
dc.description.abstractThe idea of an education that meets the needs of all students enrolled in regular schools has gained significant traction in recent decades. Debates surrounding inclusive education have consolidated themselves as a current challenge and a fundamental principle for conceptualizing an education centered on equity and quality teaching. Therefore, the idea of building collaborative practices within schools has become one of the cornerstones of consolidating this inclusion. Thus, this work's overall objective is to understand how teacher planning, combined with Specialized Educational Services, can contribute to the development of inclusive pedagogical practices. The research was based on a qualitative bibliographic approach based on master's dissertations selected from the CAPES Theses and Dissertations Catalog, which discuss the themes of school inclusion and collaborative work among teachers. The analysis of three dissertations showed that joint planning between regular classroom teachers and Special Education professionals is essential for the implementation of inclusive education, enabling the diversification of strategies, curricular accessibility, and the elimination of barriers to learning. The results demonstrated that collaborative practice benefits not only the target students of Special Education but also the entire school community, strengthening equity and the quality of the educational process. However, significant challenges were identified, such as lack of institutional time, insufficient pedagogical resources, resistance from some professionals, and a lack of ongoing training. The conclusion is that building an inclusive school requires the collective engagement of teachers, support from public policies, and the appreciation of diversity as an educational principle.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-11-17T15:05:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JTMN17112025.pdf: 921329 bytes, checksum: 01a045a203a2f8235071d2ca5314b8c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-17T15:05:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JTMN17112025.pdf: 921329 bytes, checksum: 01a045a203a2f8235071d2ca5314b8c0 (MD5) Previous issue date: 2025-09-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPlanejamento docentept_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.titleA relação entre o planejamento docente e o atendimento educacional especializado: contribuições para educação inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoA ideia de uma educação que atenda as demandas de todos os estudantes inseridos nas escolas regulares tem ganhado um espaço significativo nas últimas décadas. Os debates acerca da educação inclusiva têm se consolidado como um desafio atual é princípio fundamental para se pensar em uma educação centrada na equidade e qualidade de ensino, posto isso, a ideia da construção de práticas colaborativas dentro dos espaços escolares se torna um dos vieses para consolidação dessa inclusão. Assim, este trabalho tem como objetivo geral compreender de que forma o planejamento docente, articulado com o Atendimento Educacional Especializado, pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa fundamentou-se em uma abordagem bibliográfica de cunho qualitativa com base em dissertações de mestrado selecionadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, que discutem a temática da inclusão escolar e do trabalho colaborativo entre professores. A análise de três dissertações evidenciou que o planejamento conjunto entre docentes da sala de aula comum e profissionais do AEE é condição essencial para a efetivação da educação inclusiva, possibilitando a diversificação de estratégias, a acessibilidade curricular e a eliminação de barreiras à aprendizagem. Os resultados demonstraram que a prática colaborativa promove benefícios não apenas aos alunos público-alvo da Educação Especial, mas também a toda a comunidade escolar, fortalecendo a equidade e a qualidade do processo educativo. Contudo, identificaram-se desafios relevantes, como a falta de tempo institucional, a insuficiência de recursos pedagógicos, a resistência de alguns profissionais e a carência de formação continuada. Conclui-se que a construção de uma escola inclusiva requer o engajamento coletivo dos professores, apoio das políticas públicas e valorização da diversidade como princípio educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTMN17112025.pdf899,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons