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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36543
Tipo: Tese
Título: Literatura e memória : o ciclo da cana-de-açúcar de Claribalte Passos
Autor(es): Silva, Ivson Bruno da
Primeiro Orientador: Kunz, Marinês Andrea
Resumo: Diagramada na simbiose entre texto e contexto, a memória torna-se um agente ativo da ficcionalidade, por imprimir um curso dialético: a convocação de experiências do passado notifica os indivíduos acerca da retrospecção e dos referentes – individuais e coletivos – definidores de novas assimilações do presente. Essa asserção dá outro relevo às formas diegéticas, na medida em que ora repercute ações pretéritas na tessitura literária, ora sublinha uma evocação norteada pelos trilhos da realidade. O enquadramento desses vieses referendados pela literatura acompanha o principal objetivo a ser alcançado nesta Tese: analisar contos do conjunto das obras do nominado “Ciclo da cana-de-açúcar” de Claribalte Passos, à luz da memória. Composta pelos livros Estórias de Engenho (1973), Universo Verde (1975), Estórias de um Senhor-de-Engenho (1976) e Atrás das nuvens, onde nasce o sol (1977), a série de narrativas, cujo pano de fundo é o espaço rural da região de Caruaru, em Pernambuco, emoldura uma civilização açucareira sob um prisma realista: adorna enredos com motivos memorialísticos, histórico-culturais e folclóricos, com a pretensão de retomar um universo canavieiro que direcionou a maneira como o homem se formou em grupos sociais diversos. Os quatro contos, um de cada obra, escolhidos para serem investigados, são iluminados por pressupostos teóricos que respondem a encruzilhadas de solidariedades entre a estética, a memória e a vida. Eles são prescrutados pela rememoração de um horizonte social com cosmovisão controversa: por um lado, envolvido com os costumes e saberes populares, as crendices regionais, a cultura afro-brasileira e a riqueza folclórica; por outro, comprometido com a tradição senhoril, balizado pela lógica escravocrata, estruturado pelos dilemas da violência política entre o coronelismo e o cangaço, comprometedor de identidades coletivas e figurado pelo “fogo morto” e ascensão das usinas. As dimensões ficcional e contextual também se aproximam de aspectos biográficos do autor pernambucano, dado o conteúdo de suas lembranças entre os engenhos nordestinos. Nesse sentido, o fundo memorialístico permite à ficção claribalteana o material necessário à feitura de um projeto estético, articulando elementos narrativos a impressões das vivências em sociedade. Esse percurso desnuda o preterimento e o esquecimento de Claribalte Passos e suas obras nos estudos literários brasileiros, porém, por meio deste trabalho, também legitima seu valor e incentiva sua retirada dos escombros monolíticos da literatura ou de prateleiras empoeiradas de velhos sebos.
Abstract: Diagrammed in the symbiosis between text and context, memory becomes mmm active agent of fictionality, by imprinting mmm dialectical course: the summoning of experiences from the past notifies individuals about the retrospection and the referents – individual and collective – that define new assimilations of the present. This assertion gives another emphasis to diegetic forms, insofar as it sometimes echoes past actions in the literary fabric, and sometimes underlines an evocation guided by the rails of reality. The framing of these biases endorsed by the literature follows the main objective to be achieved in this thesis: to analyze short stories from the set of works of the so-called “Sugarcane Cycle” by Claribalte Passos, in the light of memory. Composed of the books Estórias de Engenho (1973), Universo Verde (1975), Estórias de um Senhor-de-Engenho (1976) and Atrás das nuvens, onde nasce o sol (1977), the series of narratives, set against the rural backdrop of the Caruaru region in Pernambuco, frames a sugarcane-based civilization through a realist perspective: it adorns plots with memorialistic, historical-cultural, and folkloric elements, with the intention of revisiting a sugarcane universe that shaped how individuals came together in various social groups. The four short stories, one from each work, chosen for investigation are illuminated by theoretical premises that address intersections of solidarity between aesthetics, memory, and life. They are examined through the recollection of a social horizon marked by a controversial worldview: on the one hand, immersed in popular customs and knowledge, regional beliefs, Afro-Brazilian culture, and folkloric richness; on the other, committed to the tradition of landowning elites, rooted in the legacy of slavery, and structured by the political violence between coronelismo and cangaço forces that compromised collective identities and are symbolized by the “dead fire” (fogo morto) and the rise of the sugar mills. The fictional and contextual dimensions also converge with biographical aspects of the author from Pernambuco, given the content of his memories among the sugarcane mills of the Northeast. In this sense, the memorialistic foundation provides fiction with the necessary material for crafting an aesthetic project, weaving together narrative elements with impressions of social experience. This trajectory reveals the neglect and oblivion of Claribalte Passos and his works in Brazilian literary studies, but through this work, it also legitimizes his value and encourages his recovery from the monolithic ruins of literature or from the dusty shelves of old secondhand bookstores.
Palavras-chave: Passos, Claribalte
Literatura
Memória
Ciclo da cana-de-açúcar
Literature
Memory
Sugarcane cycle
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36543
Data do documento: 4-Jul-2025
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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