Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36544Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Eduardo Augusto de Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T18:22:19Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-13 | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T18:22:19Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36544 | - |
| dc.description.abstract | This paper explores the intersections of memory, biographical narrative, and art in the trajectory of the Brazilian artist José Rufino, drawing on Walter Benjamin’s philosophical concept of involuntary memory. José Rufino, known for his installations, performances, and works that engage with historical, familial, and political themes, frequently employs personal documents, letters, and objects (such as those of his grandfather, José Rufino) to construct visual narratives that disrupt linear temporality. His work evokes a fragmented memory, where the biographical resurfaces in flashes—akin to Benjamin’s notion revealing layers of forgetting and historical violence. Benjamin, in works such as "On the Concept of History" and "The Storyteller," discusses involuntary memory as an unconscious retrieval of the past, emerging in moments of disruption and challenging official narratives. Applying this framework to Rufino’s art, we observe how his pieces—often rooted in archives and traces—activate buried memories, not as historical reconstruction but as dialectical montage, where the personal and collective intertwine. The study concludes that Rufino’s art enacts a politicization of memory, aligning with Benjamin’s thought by destabilizing hegemonic narratives and revealing, through the involuntary nature of remnants, the fissures of history. Biography thus becomes a site of symbolic struggle, where the past is critically reanimated in the present. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-11-17T18:22:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Melo, Eduardo Augusto de Carvalho TCC.pdf: 2099205 bytes, checksum: f1665a2a52a9dbd670b8f10b4bc7c2e0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-17T18:22:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Melo, Eduardo Augusto de Carvalho TCC.pdf: 2099205 bytes, checksum: f1665a2a52a9dbd670b8f10b4bc7c2e0 (MD5) Previous issue date: 2025-10-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Memória involuntária | pt_BR |
| dc.subject | Walter Benjamin | pt_BR |
| dc.subject | José Rufino | pt_BR |
| dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
| dc.subject | Narrativa biográfica | pt_BR |
| dc.subject | Involuntary memory | pt_BR |
| dc.subject | Contemporary art | pt_BR |
| dc.subject | Biographical narrative | pt_BR |
| dc.title | Cacos e entulhos : memória e narrativa biográfica na obra de José Rufino | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Rita de Cássia Melo | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho investiga as relações entre memória, narrativa biográfica e arte na trajetória do artista plástico paraibano José Rufino, tomando como referência teórica o conceito de memória involuntária desenvolvido pelo filósofo Walter Benjamin. José Rufino, conhecido por suas instalações, performances e obras que dialogam com questões históricas, familiares e políticas, utiliza frequentemente documentos, cartas e objetos pessoais (como os de seu avô, José Rufino) para construir narrativas visuais que tencionam o passado e o presente. Sua obra evoca uma memória fragmentada, onde o biográfico não é linear, mas ressurge em flashes, à maneira benjaminiana, revelando camadas de esquecimento e violência histórica. Benjamin, em obras como "Sobre o Conceito de História" e "O Narrador", discute a memória involuntária como um resgate não intencional do passado, que emerge em momentos de ruptura, deslocando narrativas oficiais. Aplicando essa noção à obra de Rufino, observamos como seus trabalhos — muitas vezes baseados em arquivos e vestígios — ativam lembranças soterradas, não como reconstrução histórica, mas como montagem dialética, onde o pessoal e o coletivo se entrelaçam. O estudo conclui que a arte de Rufino opera uma politização da memória, aproximando-se do pensamento benjaminiano ao desestabilizar narrativas hegemônicas e revelar, pela involuntariedade dos vestígios, as fissuras da história. A biografia transforma-se, assim, em um campo de lutas simbólicas, onde o passado é reativado criticamente no presente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Melo, Eduardo Augusto de Carvalho TCC.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
