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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36554| Tipo: | TCC |
| Título: | A multipotencialidade que habita no profissional bibliotecário: em busca de uma práxis profissional inovadora |
| Autor(es): | Lima, Sineli Marques de |
| Primeiro Orientador: | Pinheiro, Edna Gomes |
| Primeiro Coorientador: | Carvalho, Marília Albernaz Pinheiro de |
| Resumo: | Enfatiza que a multipotencialidade já existe há bastante tempo na área da psicologia, como um termo usado para identificar pessoas que têm diferentes interesses e que desenvolvem diversas competências ao longo da vida. Por conta disso, podem mudar atuar em diferentes áreas ao mesmo tempo ou combiná-las, criando algo novo. Outros termos que denotam a mesma ideia são polímatas e renascentistas, ou seja, termo que valoriza a inteligência, o conhecimento e a arte como as qualidades mais valorizadas no ser humano. Nesse viés essa pesquisa busca relacionar a ideia de multipotencialidade, ao perfil do bibliotecário, delineado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (CGB/UFPB). Traz a seguinte questão norteadora da pesquisa: O bibliotecário ao se apaixonar por múltiplas atividades, pode ser considerado um profissional multipotencial? Tem como objetivo geral identificar as características das múltiplas habilidades e competências discriminadas no PPC do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB com as múltiplas características da multipotencialidade. Constrói a fundamentação teórica, a partir dos teóricos da competência informacional, afunilando para o perfil, competência e habilidades do bibliotecário. Revisita, ainda, teóricos da multipotencialidade. Articula a intersecção dos domínios diferentes da atuação do bibliotecário nas unidades de informação, para descobrir a multipotencialidade que habita na práxis desse profissional. Aponta como sujeitos da pesquisa, as bibliotecárias da Biblioteca do CCHLA/UFPB. É uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa da problematização. Do ponto de vista de seus objetivos, apresenta-se uma pesquisa descritiva, tendo a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico. Aponta como instrumento de pesquisa o questionário. Conclui-se que os achados da pesquisa revelaram características da multipotencialidade na práxis bibliotecária, tendo em vista as falas dos sujeitos da pesquisa, as exigências da sociedade da informação e consequentemente as exigências dos usuários das bibliotecas. |
| Abstract: | It emphasizes that multipotentiality has existed for a long time in the field of psychology, as a term used to identify people who have different interests and who develop different skills throughout life. Because of this, they can change to act in different areas at the same time or combine them, creating something new. Other terms that denote the same idea are polymath and renaissance, that is, a term that values intelligence, knowledge and art as the most valued qualities in human beings. In this bias, this research seeks to relate the idea of multipotentiality, to the profile of the professional librarian, outlined in the Pedagogical Project of the Course (PPC) of Graduation in Librarianship of the Federal University of Paraíba (CGB/UFPB) It has as general objective to identify the characteristics of the multiple abilities and skills discriminated in the PPC of the Graduate Course in Library Science at UFPB with the multiple characteristics of multipotentiality. It builds the theoretical foundation, from the theorists of informational competence, funneling to the profile, competence and skills of the librarian. It also revisits theorists of multipotentiality. It articulates the intersection of the different domains of the librarian's performance in the information units, to discover the multipotentiality that inhabits the practice of this profession. It points out as research subjects the librarians of the CCHLA/UFPB Library. It is a research of a basic nature, with a qualitative approach to problematization. From the point of view of its objectives, a descriptive research is presented, with bibliographical research as a technical procedure. It points out the questionnaire as a research instrument. It concludes that the findings of the research revealed the characteristic of multipotentiality in librarian practice, given the: speeches of the research subjects, the demands of the information society, consequently the demands of library users. |
| Palavras-chave: | Multipotencialidade profissional Bibliotecário Competência informacional Competência profissional Biblioteca CCHLA/UFPB |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36554 |
| Data do documento: | 22-Jun-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Biotecnologia CCSA - TCC - Biblioteconomia |
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