Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36557Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Camppory Figueiredo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T18:18:25Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-09 | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T18:18:25Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36557 | - |
| dc.description.abstract | Throughout history, social and political transformations have driven changes in science and education, a process that has intensified with Education 4.0 and the rise of Artificial Intelligence (AI). In Brazil, although teachers are increasingly required to master digital technologies, pedagogical planning remains fragmented, costly, and poorly supported. This study presents the development of IA de Professor, a digital guide designed to bridge this gap by supporting educators in the integration of AI tools into lesson planning. Structured progressively, the guide introduces digital resources, provides practical application examples, and offers orientations aligned with the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). More than a collection of information, it seeks to centralize resources, optimize teachers’ time, and expand their autonomy in the use of technological innovations. In this way, the project contributes to making pedagogical planning more efficient, accessible, and consistent with the challenges of contemporary education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Karla Oliveira (kmo@academico.ufpb.br) on 2025-11-18T18:18:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Silva, Camppory Figueiredo TCC.pdf: 1030963 bytes, checksum: d7afce11683a1cd8c75ae81df0d5fe30 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-18T18:18:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Silva, Camppory Figueiredo TCC.pdf: 1030963 bytes, checksum: d7afce11683a1cd8c75ae81df0d5fe30 (MD5) Previous issue date: 2025-10-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Educação 4.0 | pt_BR |
| dc.subject | BNCC | pt_BR |
| dc.subject | Inovação | pt_BR |
| dc.subject | Artificial intelligence | pt_BR |
| dc.subject | Lesson planning | pt_BR |
| dc.subject | Education 4.0 | pt_BR |
| dc.subject | Innovation | pt_BR |
| dc.title | I.A. de professor : cartilha para o planejamento docente | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Signe Dayse Castro de Melo e | - |
| dc.description.resumo | Ao longo da história, transformações sociais e políticas têm impulsionado mudanças na ciência e na educação, fenômeno que hoje se intensifica com a Educação 4.0 e a chegada da Inteligência Artificial (I.A.). Apesar de a realidade brasileira exigir dos professores maior domínio das tecnologias digitais, o suporte disponível para o planejamento pedagógico ainda é fragmentado, oneroso e pouco acessível. Este trabalho apresenta o desenvolvimento da cartilha I.A. de Professor, um produto digital que busca aproximar educadores da tecnologia, oferecendo um guia didático e progressivo para integrar ferramentas de I.A. ao planejamento das aulas. A cartilha foi organizada de forma a apresentar recursos digitais, exemplos de aplicação prática e orientações alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais do que um compêndio de informações, o material pretende reduzir a dispersão de fontes, otimizar o tempo de preparação docente e ampliar a autonomia dos professores no uso das inovações tecnológicas. Assim, o projeto contribui para tornar o processo de planejamento pedagógico mais eficiente, acessível e conectado às demandas da educação contemporânea. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Mídias Digitais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Mídias Digitais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Silva, Camppory Figueiredo TCC.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
